A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SDA) REALIZA, NESTA QUINTA-FEIRA (26), ÀS 15H, A CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA 2020-2021. A CAPACITAÇÃO, VOLTADA AOS GESTORES MUNICIPAIS DO PROGRAMA, CONSELHOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E ENTIDADES LIGADAS À AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO, SERÁ REALIZADA VIRTUALMENTE, COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL OFICIAL DA SECRETARIA NO YOUTUBE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – PERNAMBUCO (https://youtube.com/user/AgriculturaPE).

O EVENTO ABORDARÁ AS PRINCIPAIS ETAPAS DO PROGRAMA, DESTACANDO O PAPEL DE CADA PARCEIRO NO PROCESSO DE EXECUÇÃO DA POLÍTICA E AS MUDANÇAS IMPOSTA PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. O EVENTO SERÁ CONDUZIDO PELA COORDENAÇÃO ESTADUAL DO GARANTIA-SAFRA E CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, DILSON PEIXOTO, DO SECRETÁRIO-EXECUTIVO DE AGRICULTURA FAMILIAR, GLEYBSON NEVES, DO PRESIDENTE DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA), DO COORDENADOR ESTADUAL DO PROGRAMA, TARCÍSIO PONTES, E DA PRESIDENTE DA FETAPE, CÍCERA NUNES.

PARA ESTA EDIÇÃO DO GARANTIA-SAFRA, A COORDENAÇÃO NACIONAL DO PROGRAMA DISPONIBILIZOU 160 MIL COTAS PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO, DIVIDIDOS ENTRE OS MUNICÍPIOS DO SERTÃO E DO AGRESTE. OS BENEFICIÁRIOS QUE ADERIRAM ÀS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DOS PROGRAMAS (2018-2019 E 2019-2020) ESTÃO AUTOMATICAMENTE INSCRITOS NA EDIÇÃO 2020-2021 DO GARANTIA-SAFRA, MAS É POSSÍVEL REALIZAR NOVAS INSCRIÇÕES DE ACORDO COM O NÚMERO DE COTAS DISPONIBILIZADA PARA OS MUNICÍPIOS.

OS AGRICULTORES E AGRICULTORAS QUE NÃO FORAM MIGRADOS AUTOMATICAMENTE PODEM VERIFICAR SUA SITUAÇÃO NO LINK https://bit.ly/311IRfI E, CASO ESTEJAM COM PROBLEMAS RELACIONADOS À DECLARAÇÃO DE APTIDÃO AO PRONAF (DAP), OS AGRICULTORES DEVEM PROCURAR O ESCRITÓRIO REGIONAL DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA) MAIS PRÓXIMO OU O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS NOS MUNICÍPIOS ONDE SUAS DECLARAÇÕES FORAM EMITIDAS.

AS INSCRIÇÕES PODEM SER REALIZADAS ATÉ O DIA 21 DE DEZEMBRO, PARA OS AGRICULTORES DO SERTÃO, E ATÉ 12 DE FEVEREIRO PARA OS DO AGRESTE. ESSE TAMBÉM SÃO OS PRAZOS PARA QUE OS MUNICÍPIOS INADIMPLENTES COM O PROGRAMA QUITEM SEUS APORTES COM O PROGRAMA PARA PODEREM PARTICIPAR DESTA EDIÇÃO DO GARANTIA-SAFRA.

OS PAGAMENTOS DOS BOLETOS PELOS TRABALHADORES RURAIS, QUE CONFIRMA SUA ADESÃO AO PROGRAMA, PODEM SER REALIZADOS ATÉ O DIA 30 DE JANEIRO PARA OS MUNICÍPIOS DO SERTÃO E ATÉ 30 DE MARÇO PARA OS DO AGRESTE.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA