Acontece, nesta quinta (13), mais uma reunião com Gerentes Regionais e equipes técnicas do Projeto Dom Hélder. A pauta do encontro desta quinta, que ocorre de forma online, são as Unidades de Referência, cujos objetivos são gerar conhecimento e utilizar tecnologias dentro das comunidades. Participam do encontro as equipes das gerências regionais de Afogados da Ingazeira, Caruaru e Surubim.
“Foi avaliado o desempenho delas [Unidades de Referência] e a perspectiva de planejamento para introdução de inovações nos próximos três meses”, reforça Flávio Duarte, diretor de Extensão Rural. Ao todo, em Pernambuco, há 58 URs em processos de implantação. Elas contribuem com a missão de melhorar as condições de vida da agricultora e do agricultor familiar, estimulando a diversificação da produção, a melhoria de renda, cuidados com o meio ambiente e bem estar das famílias.
Dentre as principais melhorias que as UR’s proporcionam, estão as melhorias na infraestrutra para as atividades produtivas, o acesso a água, fortalecimento comunitário, a produção de alimentos, gerando melhoria na qualidade de vida para as famílias. “Já temos instalados cisterna calçadão em Itapetim com adaptação na coleta da água de chuva no lajeiro, com capacidade de 52 mil litros, onde a família não tinha acesso à água potável”, afirma Petrônio Ramos, gerente regional de Afogados.
“A Unidade se Referência não é só a propriedade rural, ou o sítio onde a família mora, mais o todo: o que se cria, o que se planta, o que se pensa, o que se deseja. É saúde, educação, ambiente familiar com sonhos, dificuldades, alegrias e tristezas. É a esperança de viver com mais dignidade. Como o próprio nome sugere, vai servir de exemplo, pois a visitação de outras famílias será constante”, reforça Genil Gomes, extensionista e coordenador das URs.
“Em Ingazeira, nós perfuramos um poço artesiano, para que os agricultores voltassem a plantar hortaliças para o programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, complementa Petrônio, reforçando a importância do projeto Dom Hélder.
As reuniões começaram no dia 06 de agosto, quando foi discutida a continuidade das ações do projeto e as perspectivas daqui para frente.
Fonte: Núcleo de Comunicação