O presidente do IPA, Joaquim Neto, participa nesta quinta-feira (21/09), em Manaus (AM), da 35ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer).
O encontro visa o intercâmbio de informações entre as instituições públicas de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária do país e autoridades para fortalecimento das entidades e da agricultura familiar.
Participam desta edição representantes das entidades pública de Ater dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e autoridades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Além de estreitar o diálogo entre as associadas da Asbraer, para um intercâmbio de informações e cases de sucesso, consta ainda da pauta prevê debates e apresentação de propostas para o fortalecimento das entidades, a partir de parcerias, investimentos em novos projetos e capacitação.
O presidente da Asbraer, Natalino Avance, afirma que a assembleia será “um marco na vida” da associação. “Acho que é uma grande oportunidade para a gente implantar nossas câmaras técnicas de Pesquisa e da Ater, assim como discutir os problemas que envolvem essa região estratégica do Brasil, que é a região amazônica, e presenciar a experiência do desenvolvimento rural sustentável”, ponderou.
De acordo com Joaquim Neto, o tema central do debate, durante os dois dias de evento, será o cofinanciamento da Ater pública, além do acesso a outros recursos. “Iremos pleitear para o IPA a vaga de titular da Câmara de Temática da Pesquisa”, acrescentou o presidente do instituto. O encontro termina nesta sexta-feira.
21 set, 2023