Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco, Djalma Cordeiro dos Santos e Francisco Abel Lemos Alves participaram do X International Congresso on cactos pear and cochineal e da III edição do Agropec Semiárido, realizados entre os dias 26 a 29 de setembro, em João Pessoa-PB.

Na ocasião o pesquisadorFrancisco Abel apresentou os trabalhos científicos intitulados Botanical composition and productive behavior of forage cactus (Nopalea cochenillifera) var. Miúda under different weed control methods” e “Weed control in cactus cultivation “Orelha de elefante Mexicana”, elaborado por Francisco Abel Lemos Alves, Djalma Cordeiro dos Santos, Maria da Conceição Silva, Farnésio de Sousa Cavalcante, Erinaldo Viana de Freitas, Antônio Raimundo de Sousa e Gabriel Alves Maciel (in memoriam).

O estudo foi desenvolvido na estação Experimental de Caruaru e avaliou a composição botânica e o comportamento produtivo da palma forrageira variedades, Miúda e Orelha de Elefante Mexicana, após aplicação de diferentes métodos de controle de plantas daninhas.

Além desses trabalhos os pesquisadores participaram como coautores em outros estudos apresentados por outros autores. O pesquisador Djalma Cordeiro também palestrou sobre o assunto Manejo e uso da palma forrageira na seção de Palma e outras Cactáceas do Agropec.

Os pesquisadores do IPA tiveram a oportunidade de divulgar suas pesquisas para os representantes de diversos países, e das diversas regiões do Brasil que lá estiveram presentes.