“A mais alta das torres começa no solo.” O pensamento do provérbio chinês destaca bem a importância do solo explicada no livro dos pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Josimar Gurgel Fernandes e  Eric Xavier de Carvalho.

Titulado como Solos: estudos, potencialidades e uso, o livro ressalta nove capítulos, como a fertilidade em solos tropicais, solos e irrigação, salinidade de solos: problemas e soluções, relação solo-água-planta-atmosfera, metais pesados em solos, estoques e fluxos de carbono em solos do semiárido brasileiro, microrganismos rizosféricos e sua importância agrícola, recuperação de áreas degradadas em Pernambuco e geotecnologia agrícola e ambiental.

Ao todo a publicação contém 217 páginas abordando distintos temas relacionados à ciência do solo, contribuindo assim para difusão do conhecimento, reunindo cuidadosamente várias fontes de relevante impacto técnico e científico e ao mesmo tempo prático. A obra possibilita transmitir fundamentos sobre a ciência dos solos com a expectativa de atender a setores da sociedade que necessitam deste tipo de informação, cumprindo parte de sua missão institucional.

O livro evidencia a construção e a disseminação de conhecimento sobre o papel e a importância que o solo exerce na vida do homem, que são condições fundamentais para o manejo e conservação. Esse fator fortalece a manutenção de um ambiente equilibrado e sustentável.

Fonte: Núcleo de Comunicação