O estande do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado na área principal da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária, (FENAFES), no Centro de Convenções de Natal, recebeu nesta quinta-feira (16), do governador Paulo Câmara e o ex-presidente Lula com a esposa Janja, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Cerca de 800 agricultores familiares estão no Centro de Convenções participando da feira. Já de Pernambuco são 80 produtores familiares de vários municípios expondo seus produtos, como mel, queijo, artesanato, frutas, e hortaliças, sobre a orientação da Extensão Rural do Instituto Agronômico e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A FENAFES é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades sociais, como a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Foram investidos na I FENAFES R$ 640 mil em estrutura por parte do Governo do Rio Grande do Norte e R$ 750 mil na investidos na programação cultural por meio da Fundação José Augusto. O evento tem como objetivo fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste e promover o intercâmbio de políticas públicas entre governos e movimentos sociais, além de fortalecer o cooperativismo e oferecer formação, por meio de oficinas e cursos sobre acesso à terra, produção de alimentos saudáveis e agroecologia.

A feira também é considerada um espaço estratégico para reafirmação da identidade cultural da região, divulgação de saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, e conta com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico, além de programação cultural com shows de artistas de destaque regional e nacional. 

Fotos: Adriano Manoel

Fonte: Núcleo de Comunicação