Assessores de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e órgãos vinculados reuniram-se na tarde da terça-feira (13), para definirem estratégias de trabalho e traçarem um plano de integração. A iniciativa foi pioneira na gestão do secretário Claudiano Filho. Os assessores que participaram da reunião atuam diretamente nas estratégias de comunicação da agricultura pernambucana.

Durante o encontro, os profissionais conversaram sobre iniciativas e estratégias digitais e sobre integração de pautas e atividades de rotina. O chefe de gabinete do secretário, Saulo Malta, participou da reunião e reforçou a importância da integração do time: “com o trabalho integrado, podemos levar mais informação ao nosso público, que é o agricultor de base”.

Com o potencial de alcance da internet no Estado, os assessores também discutiram o uso de ferramentas que otimizem os serviços oferecidos pelo SDA e suas vinculadas. O jornalista e coordenador de comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Daniel Cruz, acredita que as redes sociais e os sites podem oferecer mais serviços, além da prestação de contas à população. “Podemos divulgar informações técnicas que ajudem o trabalho do agricultor, vamos compartilhar histórias que impactam e influenciam outros trabalhadores, além de divulgarmos calendários e datas importantes no Estado”, completa.

Equipe das Vinculadas – A SDA atua como guarda-chuva central de cinco instituições vinculadas, que atuam em diferentes áreas da agricultura de Pernambuco. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) assegura a qualidade da produção animal e vegetal e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) presta assistência técnica por meio dos extensionistas rurais e também desenvolve pesquisas agronômicas, com foco na agricultura familiar.

Já o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) é responsável pela comercialização de cultivos do Estado e a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (Seaf) organiza e controla as atividades relacionadas às ações de produção, organização, comercialização, capacitação, associativismo e cooperativismo solidário agrário. Por fim, o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) atua na recuperação e regularização de assentamentos na zona rural.

Segundo o secretário Claudiano Filho, todos os serviços oferecidos pela SDA e vinculadas podem ser potencializados pela comunicação. “Entendemos que a comunicação amplia o nosso trabalho. Além de usarmos a internet e suas potencialidades, vamos continuar usando as ferramentas mais básicas, como o carro de som e rádio”, reforça.

Contatos da assessoria de comunicação/imprensa

SDA | Jenifer Costa (jenifern.costa@sda.pe.gov.br) e
Jéssica Lima (jessicalimadn@gmail.com)
Adagro | Cecília Araújo (imprensa@adagro.pe.gov.br)
Ceasa | Álvaro Claudino (alvoroclaudinoss@gmail.com)
Iterpe | Mirthis Novaes (mirthis.santos@iterpe.pe.gov.br)
IPA | Daniel Cruz (daniel.cruz@ipa.br) e Kátia Pinto (katia.pinto@ipa.br)

Foto: Adriano Manoel/IPA
Fonte: Núcleo de Comunicação