O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou na segunda-feira (06), na comunidade de Mocotó, em Vitória de Santo Antão uma oficina sobre “Agricultura Orgânica”. O objetivo é implementar conhecimentos e orientações para os produtores de orgânicos que comercializam em feiras de produtos de orgânicos.

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.

A palestra teve o comando do extensionista Roberto Félix, do gerente de inspeção vegetal da ADAGRO, do engenheiro agrônomo Jurandir Barros e do pesquisador do IPA  Luiz Evandro da Estação de Vitória e do secretário de Agricultura de Vitoria, José Cláudio. Mais de 30 agricultores familiares participaram do encontro.

As práticas da agricultura orgânica, assim como as demais sob a denominação de biológica, ecológica, biodinâmica, agroecológica e natural, comprometidas com a sustentabilidade local da espécie humana na terra, implicam em:

  1. Uso da adubação verde com uso de leguminosas fixadoras de nitrogênio atmosférico;
  2. Adubação orgânica com uso de compostagem da matéria orgânica, que pela fermentação elimina microorganismos como fungos e bactérias, eventualmente existentes em estercos de origem animal, desde que provenientes da própria região;
  3. Minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade;
  4. Manejo da vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries;
  5. uso racional da água de irrigação seja por gotejamento ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais de sua população.

Fonte: Núcleo de Comunicação