O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em parceria com a Prefeitura de Terra Preta, realizou na quinta-feira (10), o II Dia da Agricultura Familiar, na sede do Engenho Eldorado, na zona rural do município. Durante o encontro foram realizadas várias oficinas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

O extensionista do IPA Pedro Rocha ministrou a oficina sobre a criação de Tilapia consorciada com Camarão. A criação de tilápia vem se destacando no mercado e já representa 51% da produção total da piscicultura nacional. Mas, antes mesmo de se tentar entender como criar tilápia, é importante valorizar os avanços no melhoramento genético, nutrição de precisão e o controle mais rígido de enfermidades. Essa combinação de fatores fez com que fosse possível ao Brasil destacar-se no cenário internacional, ocupando a quarta posição na produção de tilápias.

Já a extensionista do Instituto Agronômico, Joana D’arc, destacou a filetagem de tilápia. O processo de filetagem envolve uma série de operações unitárias. O processamento para produção de filés de peixe envolve a pré-tratamento, filetagem, remoção de aparas do filé, embalagem e estocagem. Geralmente essas etapas ocorrem em locais diferentes com o objetivo de manter a sanidade do produto final. Com relação ao manejo alimentar, é recomendável que seja fornecida a quantidade de ração recomendada pelo fabricante e o técnico da criação.

Ainda foram realizadas as oficinas sobre Produções de Hortaliças Orgánicas com Dijair Silva  e Artur Carneiro, que ressaltou a fruticultura com ênfase na banana e na produção do coco. O aproveitamento da banana na culinária do cotidiano foi destaque com Alaide e Mirian Rodrigues. A técnica agrícola Graciete Maria ressaltou a batata doce e a banana chips.

Fonte: Núcleo de Comunicação