Uma área interna na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), está sendo reservada para construção de uma horta que será destinada ao desenvolvimento de pesquisa. O presidente, Bartolomeu Monteiro e o diretor de Administração e Finanças Welliton Lins visitaram o espaço na manhã desta quinta-feira (10), para observarem a viabilidade da construção da horta.

O objetivo é fortalecer a agricultura com prática de acompanhamento com orientação de produção de hortaliças. A produção de horta em área urbana é muito mais que plantar e colher, é desenvolver um laboratório social. O local funciona como estacionamento de sucatas, as quais já estão sendo retiras do local para futuro leilão da instituição.

Os fatores fundamentais na produção da horta focam no fortalecimento da agricultura familiar, que atribuem diversos aspectos, como sustentabilidade, resgate de laços comunitários, revitalização de espaços ociosos, reconexão com a natureza, cultivo de alimentos, dinâmicas recreativas e educacionais, e tratamento de enfermidades por meio de plantas medicinais.