O extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) do município de Quixaba, Antônio da Silva Carvalho, está orientando agricultores familiares durante um curso sobre apicultura. A preparação está sendo realizada com produtores rurais de Quixaba e Afogados da Ingazeira. O curso é realizado em parceria com IPA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A apicultura é uma atividade que consiste na extração de mel para produção geleia e própolis, entre outros produtos.  Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

O curso orienta reconhecer diferentes tipos de abelhas, em especial a abelha africanizada Apis mellifera, e apresentar aspectos da atividade apícola no Brasil. Bem como, listar os produtos das abelhas e suas principais características, composição e utilização.

As orientações também englobam como reconhecer os materiais necessários para a criação de abelhas e suas respectivas funções. Assim também como identificar as características adequadas do local para a instalação de um apiário. Outro destaque é como identificar as vantagens as formas de obtenção de enxames, suas vantagens e desvantagens. Indicar técnicas de manejo das colônias de abelhas no apiário também é parte integrante do curso.

Fonte: Núcleo de Comunicação