O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) instalou, na última quinta-feira (26), na Estação Experimental, em Brejão, um ensaio de valor de cultivo e uso (VCU) e distinguibilidade, homogeneidade, estabilidade (DHE), com 32 (trinta e dois) genótipos de tomateiros, entre linhagens e híbridos provenientes dos cruzamentos entre estas linhagens.

De acordo com o Julio Mesquita, pesquisador e supervisor do Programa de Hortaliças do IPA, os ensaios de VCU tem por finalidade determinar quais as linhagens candidatas a cultivares tenham valor agronômico comprovado em condições de cultivo.

“E os ensaios de DHE comprovam que cultivar ou a cultivar se distingue de outra cujos descritores são conhecidos, homogêneas quanto às suas características em cada ciclo reprodutivo e estáveis a cada geração. Para estes ensaios são seguidas as normas elaboradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explicou o pesquisador.

O trabalho foi realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), que financiou o projeto e a bolsa da pesquisadora Jaqueline Pereira.