Na última semana, o presidente do IPA, Joaquim Neto e equipe de extensionistas e pesquisadores iniciaram as visitas de avaliação das estações experimentais do Instituto Agronômico de Pernambuco, unidades de pesquisa e desenvolvimento agrícola, localizadas em diferentes regiões do estado de Pernambuco. Essas estações têm como objetivo principal desenvolver e adaptar tecnologias agrícolas para as condições locais, visando aumentar a produtividade e a qualidade dos cultivos e criação de animais. As primeiras unidades visitadas foram as de Araripina e Serra Talhada, localizadas no Sertão.
Na estação do Araripe, que tem mais de 60 anos de instalada, o grupo visitou uma série de lavouras experimentais de mandioca, feijão, sorgo, milho, eucalipto de reflorestamento e outras culturas. A unidade encaminha um projeto de instalação de um Banco gemoplasma e de competição de variedades. “Há aqui a necessidade de investimentos em equipamentos, estradas e outras ações para que a unidade atinja a plenitude das suas potencialidades para intensificar e atendimento ao agricultor familiar dessa região”, disse o pesquisador e administrador da estação, José Tavares.
Em Serra Talhada, unidade que sempre foi uma referência em pesquisas relacionadas a melhorias em sementes, manejo do solo, controle de pragas e doenças, além de testes de adaptação de novas cultivares para a região, o grupo fez a vistoria na propriedade, analisou o manejo dos animais no espaço onde já saiu grandes campeões do Estado, se reuniu com produtores de cebola e com o corpo de funcionários. Todas as demandas de cada grupo foram anotadas e avaliadas também. “Constatamos que muitos projetos dessa estação foram paralisados. É uma estrutura de grandes dimensões, de um potencial diverso e amplo. Vamos reunir a nossa equipe e estudar a melhor e mais eficiente forma para que essa estação cumpra na sua plenitude o seu papel histórico na implementação de política eficientes para o Sertão, para o semiárido”, disse o presidente do IPA, Joaquim Neto.
A equipe também agendou uma visita a Geraldo Eugênio da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE. Pesquisador do IPA, de ampla experiência cargos importantes de âmbito estadual e nacional e que já foi secretário de agricultura do estado, se reuniu com grupo para conversar sobre caminhos, soluções e parcerias para impulsionar a estação local do IPA.
A agenda de prospecção às estações terão continuidade com visitas em todas as regiões do Estado.