Os extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gildo Ribeiro e José Roberto estiveram na quarta-feira (07), com o prefeito de Vitória de Santo Antão Paulo Roberto, o secretário de agricultura Luiz Jorge e a secretária de Assistência Social Cristina Brito, durante a assinatura do termo de adesão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A prefeitura se colocou à disposição para suprir as demandas existentes do escritório do IPA no município. Os produtos devem ser entregues ainda no primeiro semestre.

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil. Por meio dessa iniciativa, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos.

Atualmente Vitória de Santo Antão tem 32 agricultores cadastrados no PAA e sete entidades beneficentes que recebem os produtos. Os produtos são de agricultores de várias comunidades rurais. São coentro, cenoura, milho verde, alface, limão, bananas de diversas variedades, entre outras frutas e legumes.

O programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Fonte: Núcleo de Comunicação