Os extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), César Miguel de Chã de Alegria e Manoel Massena de Glória do Goitá, apresentaram nessa terça-feira (21), os resultados positivos do Curso de Sacharina Rústica realizado no período de 23 a 25 de novembro, na cidade de Chã de Alegria.
Além dos técnicos do IPA marcaram presença na reunião de reunião de apresentação dos resultados, a representante o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Chã de Alegria Maria Martins e o prefeito de Chã de Alegria Tarcísio Massena. O curso foi orientado pelo pesquisador do IPA José Nildo Tabosa e agrônomos e extensionistas do órgão.
O curso destacou a prática de conservação de forragens sob a forma de silagem, que é mais difundida e seu uso tem sido crescente. Com a exploração pecuária mais tecnificada, a procura de melhores índices zootécnicos e rentabilidade econômica tem levado um grande número de criadores de gado de leite e de corte em confinamento a adotarem sistematicamente esta prática.
A cana-de-açúcar é uma cultura que ocupa grandes áreas no Brasil e está distribuída em todas as regiões mais quentes, e pode ser utilizada como recurso alimentar na época de seca pelo fato de atingir sua manutenção fisiológica neste período, diferentemente das demais gramíneas forrageiras. Como características negativas podem citar seu baixo teor protéico, tornando necessária sua suplementação, sendo a uréia uma alternativa bastante indicada.
Fonte: Núcleo de Comunicação