A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de Salgueiro está realizando a distribuição de sementes de sorgo e milho no Sertão. Já foram entregues nos municípios de Verdejante 3.560 kg dos grãos, em Cedro 5.860 quilos, Cabrobó irá receber 5.690 kg, e Belém de São Francisco 4.070 kg de sementes entre milho e sorgo. Ao todo nos municípios da Gere de Salgueiro serão 63.440 quilos distribuídos.
Em todo estado, serão distribuídas cerca de 500 toneladas de sementes, sendo 361,2 toneladas de milho e pouco mais de 122,7 toneladas de sorgo forrageiro. A aquisição do produto contou com um investimento de R$ 2,37 milhões e vai beneficiar cerca de 51 mil agricultores familiares sertanejos.
O sorgo forrageiro é da variedade BRS Ponta Negra, o milho é hibrido e gurutuba. Ainda serão entregues em Carnaubeira da Penha, Mirandiba, Parmamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita e Terra Nova. Essa distribuição visa ajudar aos agricultores do nosso município, incentivando a agricultura familiar, e garantindo alimento na mesa das famílias.
As sementes distribuídas têm potencial para proporcionar uma colheita de aproximadamente 35 mil toneladas de milho e de 744 mil toneladas de forragem (sorgo forrageiro) para alimentação animal. A quantidade de massa verde colhida a partir do sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe.
Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no semiárido do estado. Após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.
Fonte: Núcleo de Comunicação