A pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda, participa na quarta-feira (27), de uma audiência pública sobre a caatinga, único bioma 100% brasileiro, organizada pelo Senado Federal. O encontro será realizado em comemoração ao Dia da Caatinga, celebrado na quinta-feira 28 de abril. A data foi criada com o intuito de homenagear o bioma único, e também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A data é um ótimo motivo para o público conferir a exposição “Riquezas da Caatinga – possibilidades e potencialidades do bioma 100% brasileiro”, que será realizada de terça-feira (26) a quinta-feira (28), no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, Brasília. Francis Lacerda também participa da exposição explicando as potencialidades do bioma.

A participação da pesquisadora da audiência pública é resultado de um convite da Comissão de Meio Ambiente. O objetivo é debater o potencial socioeconômico do bioma Caatinga, na busca de trazer um novo olhar, da escassez à abundância do bioma, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga. A reunião acontecerá, às 9h, no formato semipresencial, por meio da plataforma de videoconferências Zoom, adotada pelo Senado.

A Caatinga ocupa mais de 10% do território brasileiro e abriga cerca de 27 milhões de brasileiros e brasileiras, em 9 estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e uma pequena porção ao norte de Minas Gerais. O bioma, conhecido pela sua residência aos longos períodos de estiagem, alimenta e abastece milhares de famílias.

Fonte: Núcleo de Comunicação