Iran Neves Ordônio falou sobre o tema Semear o Bem Viver

O extensionista Iran Neves Ordônio, indígena Xukuru de Pesqueira, participou, nesta quarta-feira (22), da Conferência – Semear o Bem Viver, no Rio de Janeiro. Iran fez sua palestra junto com o Pai Ricardo, da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (MG), e Liliana Buitrago Arévalo, do Pacto Ecosocial e Intercultural del Sur (Venezuela). Eles falaram sobre o objetivo da conferência, que é de partilhar processos semeadores concretos que geram comida e mecanismos que operam no invisível, nutrindo outras relações.

Na contramão dos processos que impõe monoculturas, a agroecologia joga luz no contraditório e mostra que outra forma de convivência harmônica é possível. Em sua perspectiva ampla, dialógica e convergente, essa conferência traz para o centro do debate a agroecologia enquanto uma trama de práticas e pesquisas conectadas a diferentes cosmologias.

A defesa dos territórios, o sagrado, a cultura, a arte e a comunicação despontam aqui como expressões fundamentais do alimento da alma, em suas capacidades de (re)construir conhecimentos, enfrentar preconceitos e falsas narrativas.

Vale destacar que a agroecologia se articula com as construções políticas, estéticas, as produções de cura e as soluções comunicacionais populares em suas diferentes formas culturais, e como elas produzem conhecimentos e transformam vidas e territórios na direção do Bem Viver.

Créditos das imagens – Isis Medeiros – 12° CBA