Com objetivo de valorizar e mostrar as potencialidades das sementes crioulas, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promoveu na quarta-feira (07/12), em parceria com a Rede SEMEAM, a 7ª Feira de Troca de Sementes Crioulas, em Garanhuns.
O evento foi realizado na quadra da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e reuniu os agricultores da região, entidades de classe parceiras, autoridades, alunos de escolas públicas e particulares para conferir os estandes montados com os produtos à mostra, acompanhar debates e palestras, entre outras atividades.
As sementes crioulas são de base camponesa, histórica, com mais resistência às consequências climáticas, mas que vinham correndo risco de desaparecer ou cair por completo no esquecimento, daí ter surgido a iniciativa do encontro, além de trabalhos de pesquisa, catalogação, valorização do plantio, assistência técnica a agricultores, seminários, formação de novos bancos de sementes. Para se ter uma ideia da importância, só de feijão de arranca sabe-se de mais de 40 de variedades; 19 tipos de fava; 10 de milho e por ai vai – sendo elas tradicionais no Agreste.
De acordo com o diretor de Extensão Rural do IPA, Bruno Santos, a realização da feira só consolida ainda mais o projeto de perpetuação das espécies crioulas por estar levando não só conhecimento, mas também novas variedades, numa constante evolução. “Essa feira representa também uma troca de experiências culturais e de patrimônio genético das sementes”, ressaltou.
REDE SEMEAM – Criada no ano de 2015, a Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco é fruto da articulação entre organizações da sociedade civil, órgãos públicos e agricultores familiares que participaram do processo de organização da 7ª Feira de Troca de Sementes Crioulas. Com o objetivo de ser um espaço permanente de discussão em busca do resgate e da preservação das mesmas, a Rede vem se fortalecendo através da realização de atividades, como seminário, resgate e plantio de sementes, além da participação em outros eventos sobre a temática.