Na quarta-feira, 22 de maio, a diretoria do IPA recebeu a Rede SEMEAM – Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco. A reunião teve como objetivo apresentar a rede para a nova diretoria do IPA e discutir pautas e demandas para fortalecer o trabalho da rede.

A Rede SEMEAM, que opera a partir do IPA de Garanhuns, desempenha um papel vital na mobilização e conservação de sementes crioulas e na promoção de casas de sementes crioulas no Agreste. Durante o encontro, foram destacadas algumas das principais ações da rede, incluindo a organização da feira anual de sementes crioulas e o seminário itinerante de sementes crioulas, eventos que incentivam a troca de conhecimentos e a preservação dessas sementes tradicionais.

Além de apresentar suas ações, a Rede SEMEAM também expôs várias demandas cruciais, como a aquisição de testagens de transgenia para mapear as sementes crioulas, a necessidade de estabelecer uma unidade de beneficiamento de sementes crioulas e a realização de cursos de formação para extensionistas do IPA, com foco na agroecologia e nas sementes crioulas. Essas demandas visam aprimorar o conhecimento e as práticas na região, garantindo a sustentabilidade e a diversidade agrícola.

A reunião contou com a presença da diretora de Extensão Rural do IPA, Alcineide Nascimento, do diretor de Pesquisa, Henrique Castelletti, além de representantes da gerência do IPA de Garanhuns e membros da Rede SEMEAM.