O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Miguel Duque, e o vice-presidente Bruno França cumpriram, nesta quarta-feira, uma agenda institucional em Brasília voltada ao fortalecimento das políticas públicas para o meio rural pernambucano. As reuniões trataram de temas estratégicos como aposentadoria rural, irrigação e modernização da assistência técnica e extensão rural no estado.
Um dos encontros foi realizado com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, para tratar de demandas relacionadas à aposentadoria rural e aos desafios enfrentados por agricultores e agricultoras no acesso aos seus direitos previdenciários. A pauta buscou avançar no diálogo institucional e na construção de soluções que considerem a realidade do campo.
A agenda incluiu ainda reunião com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para tratar do programa Irrigar para Desenvolver, iniciativa voltada à ampliação da infraestrutura hídrica e ao fortalecimento da produção agrícola. Também foram realizadas articulações com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com foco na modernização da Ater em Pernambuco e no aprimoramento das políticas de apoio aos agricultores familiares.



