As ações de pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), voltadas para prospecção de genes associados à termotolerância em bovinos leiteiros foram desenvolvidas na Estação Experimental de São Bento do Una, no Agreste. O projeto será desenvolvido em parceria com a Embrapa Gado de Leite e tem como objetivo identificação de genes ligados a tolerância a regiões mais quente em bovinos da raça Holandesa.

Participaram da ação os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Luiz Sérgio Camargo da área de Reprodução Animal e Marcos Vinícius da área de Melhoramento Animal, além do pesquisador do IPA Sebastião Guido e o gerente da estação experimental Leonardo Alencar e a equipe de apoio. Nesta etapa do projeto foi realizada a caracterização fenotípica dos animais e a coleta de amostras biológicas para realização das análises moleculares no laboratório da Embrapa.

Com isso visa-se identificar indivíduos com a presença desses marcadores moleculares para serem multiplicados pelas biotécnicas da reprodução, aumentado a oferta de animais adaptados e com bom desempenho para as condições climáticas do agreste semiárido.

O trabalho visa ainda contribuir para mitigação de efeitos ambientais agravados pelo aquecimento global. Os pesquisadores ainda visitaram outras propriedades da região para conhecerem o potencial dos rebanhos leiteiros e com isso ampliarem a parceria institucional na área de pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Núcleo de Comunicação