Pescadores reúnem-se para debater efeitos do óleo

As colônias de pescadores de Pernambuco foram convocadas para uma reunião do Comitê de Pesca, nesta quinta-feira, às 15h, no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), para debater os efeitos do derramamento de óleo no litoral do estado para esses profissionais.

A reunião foi convocada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Agrário. A categoria vem sofrendo prejuízos com a estagnação nas vendas. Ao todo, o estado tem 54 colônias de pescadores, sendo 18 delas no litoral.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Agricultores fazem excursão para conhecer UD de avicultura em Jupi

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), organizou uma visita nesta quarta-feira (30), junto com produtores rurais e representantes de associações de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, para conhecer uma Unidade de Demonstração de Galinha Caipira.

A iniciativa da excursão até Jupi partiu do IPA em conjunto com representantes de várias associações. Isso por que algumas comunidades rurais e associações de São Caetano estão com interesse em implantar criação de avicultura. Atualmente o escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco em Jupi está se articulando com produtores de São Caetano para a implantação de uma (UD) Unidade de Demonstração no município.

Por esta razão, a visita com o (CDR) Conselho de Desenvolvimento Rural e as associações interessadas na excursão para à cidade. Os agricultores observaram a UD com bastante atenção. A excursão segundo eles foi proveitosa. Eles receberam o apoio do extensionista rural de Jupi o técnico Felipe e da própria família proprietária da unidade.

Fonte: Comunicação

Read More

Semana de Agropecuária em Sertânia

O engenheiro de pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco, Gilvan Lira, participou da IV Semana de Agropecuária – IV Seagro, realizada na quarta (30 e quinta-feira (31), na Escola Técnica Estadual de Sertânia. Durante a manhã, ele ministrou palestra sobre Sistema Produtivo Integrado Aproveitando Poços de Água Salobra no Cultivo do Camarão Marinho. À tarde, ele ministrou o curso Cultivo de Camarão Marinho em Águas Interiores.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Gere Salgueiro firma convênio do PAA em Parnamirim-PE

A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Salgueiro e a Prefeitura de Parnamirim, no Sertão do Estado, assinaram na terça-feira (29), um convênio de cooperação técnica para iniciar no município o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O Programa de Aquisição de Alimentos também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes. O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o Ministério da Cidadania e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: Comunicação

Read More

Gerência Regional de Petrolina recebe técnicas do IPEA

A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco, em Petrolina recebeu na terça-feira (29), as técnicas do IPEA, Gabriela Perin e Ana Flávia Cordeiro de Almeida, ambas de Brasília. As técnicas estão realizando uma pesquisa demandada pelo Ministério da Cidadania, para colher informações sobre o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra direta com doação simultânea.

Participaram da entrevista o supervisor da GERE Petrolina Carlos Alberto de Araújo Possídio, o gerente Regional João Batista Carvalho, agricultores fornecedores, entidades socioassistênciais recebedoras e representantes do governo municipal. Segundo Gabriela Perin, o município de Petrolina foi escolhido, devido ao número relevante de agricultores e entidades inscritas vinculadas ao Programa, bem como, o volume de recursos alocados.

Na última proposta aprovada pelo Governo Federal, o IPA está executando em todo Estado de Pernambuco, uma quantia de 9 milhões de reais, em Petrolina, o valor está em torno de R$ 500.000, 00. Com a visita, esperamos que o Governo Federal possa ampliar os recursos para o programa, bem como, melhorar a sua operacionalização e execução nos estados e municípios.

Fonte: Comunicação

Read More

Fornecimento de água é tema de reunião em Cabrobó

O presidente do IPA, Odacy Amorim, participou de reunião, nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal de Cabrobó. Na pauta, o fornecimento de água para diversas localidades do município, e também da cidade de Terra Nova. “Tanto Cabrobó quanto Terra Nova vinham sofrendo com os baixos níveis de água devido a paralisação da operação do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, onde as comportas das barragens da Serra do Livramento e Terra Nova encontravam-se fechadas. Fico feliz que após solicitação do Governo de Pernambuco, o Ministério de Desenvolvimento Regional permitiu, a partir de hoje, o pleno funcionamento da operação”, afirmou Odacy.

A população se mostrou satisfeita com a ótima notícia, que é fundamental para o abastecimento humano e para práticas que movimentam a economia, gerando emprego e renda para os pernambucanos, a exemplo da produção agrícola. Também participaram da reunião o vice-prefeito Pedro Caldas, o vereador Ramisses Sobreira, o ex-prefeito Edgar Caldas, o presidente do STR, Antônio de Nestor, dentre outras importantes lideranças. O IPA seguirá atuando, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, de Infraestrutura e a APAC, para garantir cada vez mais recursos hídricos em todo o estado.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Dia do Idoso é comemorado com oficina em Camaragibe

Em comemoração ao Dia do Idoso, a extensionista Nyedja Mary ministrou na terça-feira (22), oficina sobre Sucos Funcionais para o grupo de idosos do CRAS II, no município de Camaragibe, totalizando 22 mulheres, com a elaboração e degustação de sucos com sabores e texturas diversas.

A oficina visou à prevenção ou mesmo ao combate a diversos males que afetam os idosos. “Os sucos de frutas e hortaliças além de ser alimento ricos em vitaminas e minerais , possuem fibras e enzimas que são importantes no mecanismo e absorção dos nutrientes no organismo”, destacou ela.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

IPA recebe visita de cientista francesa

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), recebeu nesta quinta-feira (24), a visita da cientista francesa Florine Pioroux, representando a empresa Nova Genetic, localizada em Anjou na França. Ela participou de uma reunião com pesquisadores do IPA.

O principal objetivo do encontro foi discutir com a equipe técnica da Diretoria de Pesquisa coordenada pelo Diretor Gabriel Maciel, uma parceria técnica, principalmente, com as culturas de cebola e tomate, nas áreas de melhoramento genético de variedades e híbridos, assim como intercâmbio de germoplasmas.

A empresa francesa representada pela pesquisadora desenvolve atividades semelhantes ao IPA, por isso a cientista fez a visita técnica ao Instituto Agronômico. Cada processo da empresa como venda, exportação, produção é realizado por uma outra empresa independente, mas que faz parte do mesmo grupo.

Entre elas a Technisen – uma empresa de melhoramento genético que desenvolve e executa o processo dos trabalhos do grupo. O grupo francês Nova Alliace gerencia 8 estações experimentais em 5 países diferentes, somando ao todo cerca de 70 hectares produzidos.

Florine Pioroix destacou ainda os trabalhos realizados no litoral do Senegal e Mandagaskar, onde eles plantam cebola, tomate para produção de sementes. Inclusive, um grupo de pesquisadores senegalês em visita ao IPA em anos anteriores levaram sementes para plantação.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Estação Experimental de Itambé implanta horta

A Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Itambé, implantou uma horta com muitas variedades de hortaliças e plantas medicinais. Adotamos boas práticas ecológicas e em breve poderá se tornar uma Horta Orgânica” relata o gerente da unidade, Fernando Tenório.

O local vem recebendo visitas de agricultores, estudantes e técnicos.“A equipe da Estação tem a maior satisfação em explicar, orientar e tirar as dúvidas sobre os cultivares e as práticas adotadas, fala o pesquisador”, Paulo Fernando.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Alerta Precoce da Vulnerabilidade do rebanho pecuário é tema de palestra

Alerta Precoce da Vulnerabilidade do rebanho pecuário e oferta de forragens foi tema da palestra ministrada na quarta-feira (22), à tarde, na sede do IPA por Rômulo Simões Menezes (UFPE)/PV – IPA).Como resultado, são apresentados mapas de vulnerabilidade do rebanho para os três cenários climáticos avaliados: médio, seco e chuvoso. Para a geração dos mapas levou-se em consideração reportes dos rebanhos disponibilizados pela ADAGRO e IBGE, Imagens de satélite e dados coletados em parcelas de monitoramento da oferta de forragem em pastagens das estações experimentais do IPA.

Dados de produção de forragem por município entre 2003 a 2018, foram usados para estimar o histórico de produção de forragem em cada município. Como fonte de forragem foram incluídas áreas de caatinga, pastagens cultivadas (Capins, palma forrageira, capim elefante e sorgo), e restos culturais usados na alimentação animal (Fava, milho, feijão, mandioca e cana).

O sistema também utiliza os dados das chuvas anuais em cada município, obtidas da base de dados do sistema Guarda Chuvas, um banco de dados desenvolvido para esse fim. Através de modelagem computacional foram desenvolvidos cenários da relação entre a produção de forragem e as chuvas em cada município e obtidas as médias de forragem para três cenários climáticos: anos secos, anos de chuva média e anos chuvosos. Após essa etapa, a produção de forragem em cada cenário, para cada município foi combinada com o tamanho efetivo dos rebanhos (caprino, Ovino e Bovino) dos municípios reportados pela Adagro entre 2017 e 2018.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More