Engenheiro de Pesca do IPA apresenta palestra na UFRPE

O Engenheiro de Pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, Gilvan Lira, participou de uma Mesa Redonda sobre Empreendedorismo, apresentando a palestra: Cultivo de Camarão Marinho em Águas Interiores. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no último dia da XX Semana do Engenheiro de Pesca – SEP2019, que foi realizada pelo PET-Pesca, no período de 09 a 13/12/19.

O cultivo de camarão marinho em águas interiores vem despertando muito interesse do setor aquícola, nos últimos três anos, que vem enxergando essa atividade como uma grande oportunidade para aproveitar recursos hídricos continentais, principalmente às águas salobras, afirma Gilvan Lira. Na palestra foi mostrado os trabalhos que o IPA vem realizando, desde 2013, com Carcinicultura Marinha, onde obteve excelentes resultados desenvolvendo essa tecnologia em meio as comunidades de agricultores familiares do interior de Pernambuco.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Lançamento da Cebola IPA-13

O Instituto Agronômico de Pernambuco desenvolveu a variedade Brisaverão IPA 13, com a especificidade para plantio em época de temperaturas e fotoperíodo crescentes, objetivando com essa ação, contribuir com a sustentabilidade socioeconômica da cebolicultura no semiárido do Nordeste brasileiro.

A cebola é uma olerícula que em seu cultivo apresenta forte interação com fatores ambientais, principalmente com o fotoperíodo e temperatura que condicionam o seu plantio em determindas regiões e épocas de cultivo.

A planta apresenta folhagem semiereta, de coloração verde média, bulbos de película amarela e de espessura fina, formato predominantemente globoso, com ápice levemente achatado e base arredondada.

O ciclo – Em sistema de plantio indireto (semeadura+transplante das mudas) – 80 dias. Plantio direto – 110 dias.

Assista à matéria:

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

IPA participa de intercâmbio com extensionistas no Piauí

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Odacy Amorim, participou junto com extensionistas do IPA e de outras instituições de um intercâmbio para troca de experiências em produtividade rural, em Paulistana no Piauí.

O evento foi promovido pelo Instituto Emater – PI com a participação de instituições de extensão rural do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF/PI) e do Instituto Federal de Educação, campus de Paulistana.

O intercâmbio contou com a participação de representantes de entidades de agricultores familiares, técnicos e dirigentes da Emater de 6 estados nordestinos.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Gere Petrolina promove socialização com equipe técnica

A gerência do Instituto Agronômico de Pernambuco da Unidade Petrolina realizou nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro Agropecuário, a socialização com a equipe técnica, as matrizes de planejamento das cadeias produtivas do Território da Região de Desenvolvimento (RD) no Sertão do São Francisco.

A abertura do evento foi realizado pelo Gerente Regional João Batista Carvalho e a coordenação ficou por conta do Supervisor Regional Carlos Alberto Possídio e a apresentação das matrizes de planejamento ficaram a cargo dos mobilizadores de cada cadeia produtiva.

As cadeias produtivas foram: Caprinovinocultura; Agricultura irrigada; Agricultura de sequeiro; Avicultura caipira; Gênero e Geração; Agroecologia. Após as apresentações a GERE Petrolina promoveu almoço de confraternização.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Extensionista recebe votos de aplausos do CMDRS em São Caetano

O engenheiro agronômo e extensionista do Instituto Agronômico de pernambuco, Ivanildo Guerra, do escritório de São Caetano, recebeu na quinta-feira (19), votos de aplausos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável do município.

O profissional recebeu a honraria do CMDRS em reconhecimento ao trabalho realizado com os agricultores. O principal objetivo da Extensão Rural é contribuir para o desenvolvimento rural, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população rural.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é o espaço principal para a discussão de propostas que atendam às demandas dos agricultores familiares e para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

Ivanildo Guerra entrou no serviço de extensão rural em maio de 1975. Atuou nos escritórios das cidades de Buíque, Cachoeirinha, Riacho das Almas e São Caetano, no Agreste de Pernambuco. O engenheiro agronômo trabalhou no Programa de Desenvolvimento da Pecuária no período de 1978 a 1979.

Em 1980 ocupou o cargo de coordenador regional de Palmares, depois assumiu a coordenaçao da regional de Caruaru por duas gestões. No IPA também foi gerente regional em Caruaru durante 8 anos, atualmente trabalha em São Caetano, onde exerce a função de extensionista.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Horta Orgânica é destaque na TV Rede Brasil

O extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Araçoiaba, Dionízio Melo, foi o entrevistado do programa “Assunto do Dia”, da Rede Brasil de Comunicação, na quinta-feira (19). Na reportagem, realizada no Horto de Dois Irmãos, ele falou como fazer uma horta orgânica em pequenos espaços. Dionizio ensinou como fazer uma horta utilizando plantio direto, indireto, falou sobre o manejo e cuidados para evitar o ataque de pragas, e ainda ensinou passo a passo como fazer um minhocário. A extensionista, Ana Paula Gomes, acompanhou a gravação.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Agricultores de Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada conhecem tecnologias sociais no Serta Ibimirim

Uma excursão com 65 famílias, integrantes do Projeto Dom Helder, dos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada, foi promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na terça-feira (17). O evento teve como principal objetivo introduzir nos pequenos imóveis tecnologias sociais e, dessa forma, colocar na rotina produtiva das mesmas práticas sustentáveis, produção com respeito ao meio ambiente e um olhar diferenciado no tocante ao aproveitamento do potencial forrageiro, medicinal e econômico da vegetação nativa.

Foram apresentadas e discutidas tecnologias a exemplo da utilização racional e reuso dos recursos hídricos, Biodigestores e biofertilizante, energia fotovoltaica, aquecedores solar, sistemas de bombeamento alternativos entre outras. Acompanharam as famílias o extensionista, Gerlúcio Moura, de Santa Cruz da Baixa Verde e o supervisor de Extensão Rural Gere Serra Talhada, Tito Ferraz, e parte da equipe do Serta, o engenheiro agrônomo, Sebastião, conhecido como Tião do Serta, e a técnica em Agroecologia, Fabiana, que atenderam os dois grupos de família em uma caminha dentro de suas unidades didáticas e com a participação da equipe do IPA. Na ocasião, foram repassados todos os aspectos das tecnologias sociais ali disponíveis e responderam às perguntas e dúvidas das famílias participantes.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More

Extensionista recebe título de cidadão passirense

Após quase 10 anos de trabalho representando o IPA no município de Passira, o parlamento homenageou o Extensionista Fabrício Bezerra Pereira com o título de Cidadão Passirense, na quarta-feira (18), pelo relevante trabalho que está sendo desenvolvido no município. O reconhecimento foi através da resolução 008/2019, de autoria do Vereador Everildo José da Silva, conhecido como “Fia”, representante da bancada ruralista.

O IPA tem realizado várias ações no município, como exemplo: Projetos de crédito rural, Programa Dom Helder Câmara, Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, capacitação de agricultores, Programa de distribuição de sementes, Reuniões informativas, e outros, tudo para o fortalecimento do trabalho de ATER.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Curso de formação de agentes de ATER do Projeto Dom Helder reúne extensionistas em Carpina

O Curso de Formação de Agentes de ATER está sendo realizado, no Centro de Treinamento – Cetreino, em Carpina, com a participação de 29 extensionistas. Esta capacitação é realizada dentro das ações do Projeto Dom Helder Câmara, promovido por meio da parceria firmada entre o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). O curso tem como objetivo habilitar novos técnicos/as para operacionalização do projeto.

As aulas foram ministradas pela primeira vez em Pernambuco pelos extensionistas do IPA Karina Alves dos Santos Lima, Samantha Britto Almeida Marcal, Luiz Bezerra de Brito e Fabrício Bezerra Pereir visando otimização dos conhecimentos entre os/as técnicos/as do IPA. O módulo inclui o debate dos seguintes temas: Sustentabilidade, Comunicação para o Desenvolvimento, Plano de Trabalho, além de apresentação sobre o Projeto Dom Hélder Câmara, incluindo Políticas Públicas Sociais e “O Que é PDHC”, Programa de Fomento, Combate à Seca X Convivência com o Semiárido, PNATER e Orientações para uma Pedagogia além de atividades práticas de como acessar o sistema SGA e Mobile.

Dom Helder Câmara – O projeto priorizadas as Regiões de Desenvolvimento que integram os Territórios Produtivos de maior especialidade e com potencialidades estratégicas para o estado de Pernambuco, dentre eles os territórios do feijão, bacia leiteira, caprino e ovinocultura, fruticultura, raízes e tubérculos.

Nesse contexto foram selecionados 58 municípios que integram o semiárido pernambucano (Agreste e Sertão). O objetivo é oferecer uma Assistência Técnica e Extensão Rural continuada e de qualidade para essas localidades, atendendo de forma diferenciada 5.640 famílias de agricultores familiares, buscando dinamizar a unidade produtiva familiar, melhorando a produtividade e a rentabilidade das atividades agropecuárias desenvolvidas de forma sustentável.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Read More

Engenheiro de pesca do IPA é homenageado

A Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco- AEP-PE realizou uma confraternização, na noite do último sábado (14/12/19), em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro de Pesca, que ficou marcado pela formatura da primeira turma do curso, em 1974, em Pernambuco. Na ocasião foram homenageados alguns profissionais, que se destacaram com trabalhos relevantes para o setor aquícola e pesqueiro, ao longo do ano de 2019.

O Engenheiro de Pesca do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gilvan Pais de Lira Júnior, recebeu uma homenagem da diretoria da AEP-PE, Rodolfo Rangel e Sérgio Mattos, na modalidade “Talento do Ano” pelos seus trabalhos de desenvolvimento da Aquicultura e Pesca no Estado de Pernambuco, principalmente na Região do Semiárido. Os outros dois Engenheiros de Pesca homenageados foram Alfredo Canuto da Escama Forte e Sileno Alcantara do Prorural, nas modalidades de “Empreendedorismo” e “Destaque do Ano”, respectivamente.

A Engenharia de Pesca desempenha um papel importante e fundamental no aproveitamento dos recursos naturais aquáticos, por meio da aquicultura, da pesca e do beneficiamento do pescado. A atividade contribui para o fomento e desenvolvimento da economia do Estado. Gilvan Lira afirmou estar honrado em receber tão importante homenagem. “Esse reconhecimento é o resultado de 20 anos de paixão pelo seu trabalho, dedicado à cadeia produtiva do pescado, que é uma das carnes mais saudáveis e cuja produção exige baixo consumo de água e alimento, além de se constituir numa grande geradora de emprego e renda, colocando-se como uma importante alternativa para semiárido brasileiro”.

Gilvan Lira afirma, ainda, estar agradecido primeiramente à Deus, à sua família, à Direção do IPA e da AEP-PE, e também à todos que o apoiaram, especialmente aos profissionais do setor pesqueiro que o elegeram, possibilitando essa grande vitória em sua vida profissional.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Read More