Este mês, 25 servidores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram do curso “Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação”, promovido pelo Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (CEFOSPE).
O Curso, exclusivo, buscou se enquadrar na proposta de capacitação online, seguindo protocolos do “novo normal”, e por isso foi realizado por meio da Plataforma Microsoft TEAMS, levando uma proposta satisfatória dentro do processo de ensino e aprendizagem. “Uma oportunidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas habilidades, principalmente a oratória tão necessária para a Extensão Rural. Agradeço, em nome do IPA, a todos os componentes da equipe de capacitação virtual pela articulação, planejamento e organização do curso” , ressaltou Milze Luz, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural (DEEM).
Os servidores foram capacitados pelo consultor em Oratória, Robson do Monte, instrutor credenciado pelo Cefospe desde 2013, onde sempre ministrou o esse curso de forma presencial. Neste momento, Robson trouxe ferramentas especificas do Ensino à Distância, a fim de tornar os aprendizes mais eficazes na habilidade comportamental de falar bem. “Turma participativa e com um nível de conhecimento acima da média. Os feedbacks entre instrutor, coordenador e alunos fluíram de forma natural e intensa. Muito feliz com o resultado”, destacou Robson do Monte.
O curso de Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação abordou diversos tópicos em seu conteúdo programático, como por exemplo: o controle do medo de falar em público, os passos corretos para uma excelente comunicação, os componentes da influência humana durante a fala (Voz, Discurso e Expressão Corporal), o uso correto do microfone, visualização correta do público, postura do orador, quebra de resistência do público, e muitos outros que completaram com maestria essa jornada de cinco dias na sala de aula virtual. “O curso foi muito proveitoso, mais do que dicas, foi um grande aprendizado que sem dúvida colocarei prática na minha vida”, falou André Lima, extensionista do Escritório do IPA, em Lagoa Grande.
Para Tereza Cristina Veras, do escritório do IPA em Carnaíba, foi possível compreender a importância de falar com objetividade, clareza e técnica. Já para Marcos Alberto dos Reis, técnico do IPA, em Triunfo o curso de Oratória possibilitou adquirir novos conhecimentos para melhor trabalhar com o público alvo.
“Coordenar o curso de Oratória, oferecido pelo Cefospe na Plataforma Teams, sem precisar sair de casa, foi uma satisfação e um grande aprendizado. Afora isso, o instrutor Robson do Monte, além de muito competente na teoria e na técnica, possibilitou que os alunos treinassem o seu potencial, como comunicadores durante todo o curso”, destacou a coordenadora do curso, Leônia Simões.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA