A extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco, Andry Lúcia Barbosa, coordena os treinamentos sobre Biossegurança na Produção Artesanal de Alimentos em Tempos de Pandemia, realizados online na plataforma Google Meet. Participaram do treinamento, realizado na quinta-feira (16), agricultoras do Sítio Manoel Mulato, Recanto, Areia Grande e Olho D’água, em Pombos .

Foram abordados temas relacionados à importância da higienização para o controle na proliferação de microorganismos, estratégias para autocontrole diante da pandemia da Covid-19 e adoção de medidas para reduzir riscos que possam comprometer a saúde humana, vegetal e o ambiente. “O foco é a atenção com a higienização constante e boas práticas de conduta, além da criação de protocolos rigorosos de limpeza que já eram realizados, porém tiveram que ser revisados e intensificados”, ressalta Andry. Para ela, dessa forma será possível garantir a produção de alimentos que ofereçam segurança diante do atual cenário da Covid-19.

“Nesse tempo de pandemia, essas capacitações são muito importantes para reforçar a necessidade de oferecer produtos de qualidade e com a máxima segurança”, falou a agricultora, Simone Mendes. Já para Marta Francisca da Silva essas capacitações são muito importantes. “Aprendemos coisas novas. Agradeço ao IPA por essa oportunidade”.

Já para Luciene Ferraz o curso vai viabilizar a venda de produtos pelas Redes Sociais. “ Aprendemos sobre os cuidados com a higiene durante o preparo dos produtos , como bolo e doces, para proteger os clientes”, contou Joseane Alice Sítio Manoel Mulato.

Fonte: Núcleo de Comunicação