O Seminário de Apresentação de Resultados de Projetos Aprovados pela Facepe (Edital Facepe 11/2018) e de Apresentação de Projetos Aprovados pela Facepe (Edital Facepe 23/2021) ocorre na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), nesta quinta-feira (01\12), às 9h.

A iniciativa é da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), por meio do Departamento de Pesquisa Agropecuária. “A ideia é debater os resultados e o que trouxeram de importante para o produtor rural”, explica o gerente do DEPA, Antônio Félix da Costa.

Na ocasião, serão discutidos duas séries de projetos aprovados pela Facepe. Serão sete projetos aprovados em 2018 (Edital 11/2018) e cinco projetos aprovados em 2021 (Edital 23/2021). Inicialmente, serão explanados os projetos aprovados em 2021. Após a abertura, cada coordenador fará uma apresentação, seguida de espaço para discussão e esclarecimentos.

Os aprovados em 2021 são: Caracterização e avaliação de germoplasma de feijoeiro para sustentabilidade da agricultura familiar em Pernambuco, coordenado por Antonio Félix da Costa; Monitoramento ecofisiológico da palma forrageira sob estratégias hídricas em densidades de plantas, coordenado por José Nildo Tabosa; Promoção de crescimento de milheto, sorgo e milho por bactérias endofíticas isoladas de capim pangolão (Digitaria eriantha Steud) no sertão do Araripe, coordenado por Eric Xavier de Carvalho; Influência das predições genômicas de fertilidade e fatores ambientais sobre o desempenho reprodutivo de touros jovens da raça Holandesa mantidos em condições de semiárido, coordenado por Sebastião Inocêncio Guido e Ampliação da base genética, Caracterização morfoagronômica e reação à podridão em escamas de populações de cebola adaptadas a região semiárida., coordenado por Júlio Carlos Polimeni de Mesquita.

No segundo momento, será a vez dos projetos aprovados em 2018, constando de apresentação do projeto, seus dados e todo o seu encaminhamento, inclusive da prestação de contas técnica e financeira. Cada coordenador fará uma apresentação, seguida de tempo para discussão e esclarecimentos.

Os Aprovados em 2018 são: Avaliação da Ecotextura, Perfusão Vascular e Edema de Úbere em Vacas leiteiras Submetidas à Redução do Período Pré-Parto, coordenado por Sebastião Inocêncio Guido; Caracterização Bioquímica, Fisiológica, Fitoquímica e Nutricional de Genótipos de Palma Forrageira (Opuntia e Nopalea) Cultivados em Dois Sistemas – Sequeiro e Irrigado, coordenado por Francisco Abel Lemos Alves; Complementação Hídrica com o Uso de Água de Qualidade Inferior para o Incremento da Produtividade no Cultivo da Palma Forrageira, coordenado por Sérvulo Mercier Siqueira e Silva; Controle Genético da Fusariose do Abacaxizeiro por Meio de Híbridos Resistentes e Adaptados para Sistemas de Cultivo em Pernambuco, coordenado por José Severino de Lira Junior; Tecnologias para Redução de Adubação Nitrogenada no Cultivo de Cana-de-Açúcar com Uso de Bactérias Promotoras de Crescimento (BPCP) e Rotação de Cultura com Leguminosas Avaliada Através das Comunidades Microbianas Fixadoras de N., coordenado por Maria do Carmo Catanho; Estudo de Biomarcadores Funcionais para Resistência à Cochonilha-de-Escamas (Diaspis echinocacti Bouché) em Palma Forrageira (Opuntia stricta Haw) Cultivada em Pernambuco, coordenado por Amaro de Castro Lira Neto e Desenvolvimento de Tecnologias para Encapsulação da Toxina Produzida por Bacillus thuringiensis no Controle da Lagarta-do-Cartucho (Spodoptera frugiperda) em Milho Verde, coordenado por José de Paula Oliveira.