A COMISSÃO ESPECIAL DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA ESTADUAL DA AQUICULTURA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO REALIZA, NESTA TERÇA-FEIRA (18), O SEMINÁRIO ESTADUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA, NO AUDITÓRIO RUY CARLOS DO REGO BARROS RAMOS, SEDE DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO – IPA (AV. GENERAL SAN MARTINS, 1371 – BONGI), NO RECIFE. NO EVENTO, SERÃO APRESENTADAS AS CONTRIBUIÇÕES DAS TRÊS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS PELO COLEGIADO NAS REGIÕES DO SERTÃO DE ITAPARICA (PETROLÂNDIA), DA MATA SUL (PALMARES) E LITORAL NORTE (ITAPISSUMA).

O OBJETIVO DO SEMINÁRIO É DISCUTIR ESSAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA, PROJETO A SER APRESENTADO AO GOVERNO DO ESTADO. A EXPECTATIVA É QUE CERCA DE 300 AQUICULTORES DE TODO O ESTADO PARTICIPEM DO EVENTO. HOJE EXPLORADA POR GRANDES E MÉDIAS EMPRESAS E PEQUENOS PRODUTORES DE BASE FAMILIAR, A AQUICULTURA NO ESTADO APRESENTA CENÁRIOS PROMISSORES (SERTÃO DE ITAPARICA JÁ É O MAIOR POLO DE PISCICULTURA EM TANQUES-REDE DO NORDESTE) COM A ORGANIZAÇÃO DA CADEIA A PARTIR DE POLÍTICAS PÚBLICAS BEM DEFINIDAS.

DURANTE O SEMINÁRIO HAVERÁ UM PAINEL SOBRE A CADEIA PRODUTIVA DA AQUICULTURA EM PERNAMBUCO COM A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA PEIXESSF, DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAMARÃO, DOS OSTREIROS, DOS PISCICULTORES DA ZONA DA MATA, DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DE INSTITUIÇÕES DE FOMENTO. LOGO APÓS, SERÁ APRESENTADO O TRABALHO DA COMISSÃO, COM O RESULTADO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DA AQUICULTURA E PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO SETOR.

INTEGRAM O COLEGIADO COMO TITULARES OS DEPUTADOS WALDEMAR BORGES (PRESIDENTE), ANTÔNIO COELHO, DORIEL BARROS, DULCICLEIDE AMORIM E FABRÍCIO FERRAZ. A COMISSÃO TEM AINDA COMO SUPLENTES, OS DEPUTADOS ANTÔNIO FERNANDO, DELEGADA GLEIDE ÂNGELO, HENRIQUE QUEIRÓZ FILHO, LUCAS RAMOS E MANOEL FERREIRA.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA