A sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bairro de San Martin em Recife, está recebendo lâmpadas em LED, a troca acontece nos três andares do prédio, e nos laboratórios anexos à sede. Os trabalhos estão sendo executados por oito funcionários da Neoenergia Pernambuco, que começaram na segunda-feira (07), e devem concluir a ação no fim do mês.

Ao todo serão substituídas mais de 4.200 luminárias com lâmpadas de vapor por luminárias em LED de 240W. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o presidente do IPA, Bartolomeu Monteiro, o trabalho de substituição das luminárias, além de gerar uma economia importante no uso de energia, será fundamental para a qualidade do trabalho e o bem-estar dos funcionários e visitantes que frequentam o prédio da sede.

A opção pelo LED irá gerar economia de, no mínimo, 40%, de consumo de energia no prédio. As lâmpadas em LED possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas, além de não possuírem elementos tóxicos na sua composição.