Os animais da raça holandesa da Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em São Bento do Una, participaram e foram destaque na IV Expoleite e XVIII Exposição de Bovinos, Caprinos e Ovinos, realizada de 24 a 28 deste mês, em Afrânio.
O trabalho de pesquisa realizado com a raça de bovinos vem contribuindo para o desenvolvimento da bacia leiteira do Sertão, por meio da difusão de genética que é feita no município e região, partir desse rebanho do IPA. O sêmen é repassado para produtores de leite que utilizam para produzir bezerros geneticamente melhores.
“O resultado é o nascimento de mais de 100 bezerros mestiços da raça holandesa. Isso mostra a importância da raça holandesa até para a região mais árida, que viabiliza animais com potencial genético agregado para melhorar a produção de leite”, explica o pesquisador Sebastião Guido.
O IPA participou da mostra com um estande apresentando serviços e ações. No espaço, foram entregues mudas de cultivares variadas. Também levou vacas da raça Holandesa da Estação Experimental de São Bento do Uma, além de cabras, caprinos e ovinos das raças Ânglo Nubiano, da Estação Experimental de Sertânia.
Fonte: Núcleo de Comunicação