Em dez capítulos, doutores e mestres do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), das áreas de química, engenharia agrônoma, farmácia-bioquímica, meteorologia, biologia, economia-domestica, medicina veterinária entre outras, destacam o desenvolvimento rural sustentável e a agropecuária em Pernambuco. O livro recebeu a edição dos pesquisadores Josimar Gurgel, Geraldo Majella e Regina Torres.

A edição conta com relevantes contribuições de compilação de dados em diferentes setores da agropecuária. As estratégias de apoio que vêm se mostrando viáveis em diversas experiências em andamento no Estado também são demonstradas.

Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico gerado e aplicado ao longo dessas décadas está inserido num processo amplo em que a tecnologia contribui como instrumento de promoção do desenvolvimento rural que atenda às demandas sociais, econômicas e ambientais. Além disso, o Estado de Pernambuco, assim como o Brasil, caminha na criação e adequação de políticas públicas para promoção e fortalecimento do desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

O livro ainda ressalta o sistema de ‘Agricultura 4.0’, restrito ao ambiente econômico das comodities que envolvem conceitos como verticalização da produção, bioinformática, bioeconomia, inteligência artificial além de outros conceitos como os de agricultura circular, internet das coisas, etc. também utilizados em sistemas de agricultura alternativos ou orgânicos. No semiárido brasileiro, atualmente, mais de 40 % da população está com algum tipo de situação de insegurança alimentar e nutricional. Na atualidade, muitas políticas públicas têm sido elaboradas e aprovadas em diversas instâncias políticas pelos diversos governos locais e até o Federal

Fonte: Núcleo de Comunicação