Com o objetivo de despertar o uso das plantas medicinais no tratamento das doenças primárias, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promoveu nos dias 09 e 11 de outubro, um curso sobre plantas medicinais aromáticas e condimentares.
A capacitação foi direcionada para as mulheres beneficiárias do Programa Mãe Coruja, na cidade de Brejão, no Agreste de Pernambuco. A aula foi ministrada pela especialista em plantas medicinais e extencionista do IPA, Aleide Margarete Godê de Vasconcelos, com o apoio técnico de Nayra Luiza de Oliveira Souza.
O propósito é conscientizar as pessoas sobre a identificação no uso correto e a manipulação das plantas, resgatando o conhecimento popular e antigas tradições. O plano do curso foi reconhecer as plantas medicinais mais destacadas na região, quanto ao seu uso e benefícios. Assim também como incentivar o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares com agregação de valor e suporte para a renda familiar.
Além de preparar fórmulas artesanais de remédios caseiros, incentivando o cultivo de pequenas hortas medicinais em jardins e quintais. Bem como identificar os recursos naturais existentes na região para a produção de adubo orgânico e inseticidas naturais e uso no cultivo de plantas medicinais.
Fonte: Núcleo de Comunicação