A Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), entregou na terça-feira (26), em Santa Cruz, no Sertão de Pernambuco, 1.140 kg de sementes de sorgo e 10.240 kg de milho. A entrega foi realizada simbolicamente, obedecendo todos os critérios e cuidados para evitar o contágio da covid-19.

Participaram da entrega de cinco agricultores, o técnico do IPA Luiz Antonio Constantino, o secretário de Agricultura do município, Fabrício Guimarães, o presidente do Conselho Municipal e representante da Câmara de Vereadores.

A distribuição foi iniciada pelo Sertão do Araripe, onde a estação chuvosa já está começando. Naquela região, os agricultores receberão cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo.

As sementes distribuídas têm potencial para proporcionar uma colheita de aproximadamente 35 mil toneladas de milho e de 744 mil toneladas de forragem (sorgo forrageiro) para alimentação animal.

A quantidade de massa verde colhida a partir do sorgo é suficiente para alimentar mais de 200 mil vacas em lactação, por um período de seis meses, reforçando a produção da bacia leiteira do Araripe.

Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado.

Logo após o Araripe, 88 toneladas de sementes serão distribuídas no Sertão do São Francisco. Na sequência, o Sertão de Itaparica receberá 39,2 toneladas; o Sertão Central terá 46,6 toneladas; o Sertão do Pajeú receberá 125,2 toneladas; e o Sertão do Moxotó contará com 36,5 toneladas, sempre englobando milho e sorgo.

Fonte: Núcleo de Comunicação