O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participou da 28ª Agrinordeste com estande institucional, onde apresenta ações para o setor agropecuário Pernambucano, especialmente para incremento da agricultura familiar. A mostra, gratuita e aberta ao público, acontece desta quarta (06) até a sexta-feira (08), no Centro de Convenções de Pernambuco.

Com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto também apoia a participação de seis empreendimentos da agricultura familiar no estande coletivo do MAPA, que traz o Programa Brasil Mais Cooperativo. São eles: Associação das Artesãs e Artesões do Município de Cachoeirinha – ARTESANO; Associação dos Produtores de Camarões do Estado de Pernambuco – APROCAMPE; Cooperativa da Rede de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária – COOPAVIL/Condado; Rede Produtiva de Mandioca e Milho de Caruaru; Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca e seus Derivados – COOPEFFEN/Feira Nova; e Centro das Mulheres Urbanas e Rurais – CEMUR. Ao todo, 40 iniciativas expõe os produtos no espaço do Ministério.

Além disso, o extensionista do IPA Henágio Silva ministra palestra sobre Cultivo de Morango Orgânico em áreas de brejo de altitude e exposição, na quinta-feira (07), às 14h, durante o Seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, que integra a programação do Agrinordeste.

CENSO AGRO – No Censo Agropecuário de 2017, o IBGE registrou que do total de estabelecimentos agropecuários e aquicultores nacionais (5.073,324), 76,8% correspondiam à agricultura familiar (3.897,408), ocupando 23,0% do total da área dedicada a atividades agropecuárias. Esse setor emprega mais de 10 milhões de pessoas, o que representa 67% das pessoas ocupadas no meio rural. Em miúdos, o valor da produção da agricultura familiar é de R$ 107 bilhões, equivalente a 23% de toda produção agropecuária brasileira. Em Pernambuco, os dados são semelhantes: os estabelecimentos da agricultura familiar representam 82,58% do total de estabelecimentos rurais, ou seja, são 232 mil unidades de produção familiar, ocupando 51,92% da área existente

Fonte: Núcleo de Comunicação