O GOVERNO DE PERNAMBUCO, POR MEIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SDA) E DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA), ESTÁ ENTREGANDO 139 POÇOS ARTESIANOS A COMUNIDADES RURAIS QUE ENFRENTAM ESCASSEZ HÍDRICA. O INVESTIMENTO TOTAL, FRUTO DE EMENDAS AO ORÇAMENTO DO ESTADO APRESENTADAS POR PARLAMENTARES ESTADUAIS, É DA ORDEM DE R$ 1,8 MILHÃO.
AS OBRAS, REALIZADAS ENTRE 2019 E 2020, CONTEMPLAM 23 MUNICÍPIOS EM 10 DAS 12 REGIÕES DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO: SERTÃO DO ARARIPE, SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, SERTÃO DE ITAPARICA, SERTÃO DO MOXOTÓ, SERTÃO DO PAJEÚ, SERTÃO CENTRAL, AGRESTE CENTRAL, AGRESTE MERIDIONAL, AGRESTE SETENTRIONAL E ZONA DA MATA NORTE. DO TOTAL DE POÇOS PERFURADOS, 93 JÁ FORAM CONCLUÍDOS E OUTROS 46 ESTÃO EM FASE DE CONCLUSÃO.
SEGUNDO O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO DE PERNAMBUCO, DILSON PEIXOTO, A PERFURAÇÃO DE POÇOS É APENAS UMA DAS AÇÕES EM DESENVOLVIMENTO PARA REDUZIR A ESCASSEZ HÍDRICA NAS COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO. “O REFORÇO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA EM TODO O ESTADO É UMA PRIORIDADE PARA O GOVERNO PAULO CÂMARA E NÃO ESTAMOS MEDINDO ESFORÇOS PARA ALCANÇAR ESSA META NO MEIO RURAL”, AFIRMOU.
O SECRETÁRIO DESTACA AINDA DOIS IMPORTANTES PROGRAMAS NA ÁREA DE RECURSOS HÍDRICOS EXECUTADOS PELO ESTADO, EM CONVÊNIO COM O GOVERNO FEDERAL, NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: O PROGRAMA ÁGUA DOCE (IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO) E O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO (PISF). “COM O ÁGUA DOCE ESTAMOS IMPLANTANDO 170 SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO EM POÇOS DE ÁGUA SALOBRA EM 21 MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO, BENEFICIANDO CERCA DE 60 MIL PESSOAS. JÁ COM O PISF VAMOS CONSTRUIR 42 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO EM DEZ MUNICÍPIOS, BENEFICIANDO UMA POPULAÇÃO DE 12 MIL PESSOAS QUE RESIDEM EM 108 COMUNIDADES LOCALIZADAS A ATÉ CINCO QUILÔMETROS DAS MARGENS DOS CANAIS NORTE E LESTE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO”, DETALHOU.
Fonte: Núcleo de Comunicação