O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou no dia 16, a demonstração prática de poda em fruteiras e produção de feno. As atividades atenderam a demanda das famílias do Sítio Tamanduá na Zona Rural de Calumbi, no Sertão de Pernambuco. As atividades contaram com a participação dos estudantes do curso de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), Campus de Serra Talhada.
Atualmente, a Gerência Regional de Serra Talhada está com um grupo de cinco estagiários, que participam das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos municípios de Serra Talhada, Calumbi e Santa Cruz da Baixa Verde. Antes de ir a campo, os estagiários passaram por orientações na regional sobre as principais atividades desenvolvidas pelo IPA, conheceram a estrutura administrativa e tiveram noções da importância da metodologia na abordagem de cada tema junto às famílias rurais.
A atividade foi conduzida pelo extensionista de Calumbi Antonio Pereira, que além da prática, abordou outros aspectos a exemplo da importância da realização da poda na condução das plantas, na produtividade e a prática restauradora. A importância da produção do feno como prática de formação de reserva estratégica de alimentação aos animais no período de estiagem, assim como a prática de convivência com o semiárido que também foi destaque nas ações.
Fonte: Núcleo de Comunicação