De quase tudo tem. É assim que pode definir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Arcoverde no Sertão de Pernambuco. A primeira compra operacionalizada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi realizada nessa quarta-feira (28).

No município, estão vinculados 15 agricultores familiares cadastrados, esses fornecedores são de cinco comunidades rurais. Os principais produtos recebidos dos produtores rurais são: abóbora, alface, batata doce, beterraba, cebolinha, coentro, couve, feijão verde, goiaba, milho verde, pimentão, quiabo, mandioca, tomate e banana.

Até o momento são quatro entidades que recebem os produtos em Arcoverde. Ao todo são cerca de 2.230 pessoas beneficiadas com o PAA incluindo agricultores e instituições. O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, comprando alimentos produzidos pela agricultura familiar, e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos.

Fonte: Núcleo de Comunicação