A equipe de extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participa de treinamento online, nesta segunda-feira (12), ministrado pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura – SAP/MAPA, sobre o novo sistema nacional de cadastro para pescadores e pescadoras. A capacitação atende à solicitação da Diretoria de Extensão Rural do IPA.

Depois do lançamento do Sistema Informatizado de Registro da Atividade Pesqueira SisRGP 4.0, em junho, o IPA vem recebendo diversos pedidos de orientações e esclarecimentos, vindos de pescadores e pescadoras, como também de associações e colônias, sobre a operacionalização do sistema, envolvendo prazos, comprovantes necessários e custos, entre outros.

“O IPA, enquanto instituição pública de ATER, está disponível para cooperar na mobilização, orientação e assistência técnica, nesse importante processo para a pesca artesanal e para o setor pesqueiro do país como um todo”, destaca Maviael Fonseca, gerente do Assistência Técnica e Extensão Rural – DEAT.

Participarão do curso 60 profissionais, que atuam em cidades com expressiva atividade pesqueira, sobretudo no litoral, região do rio São Francisco e de grandes barragens. “Os técnicos deverão orientar sobre o cadastramento ou recadastramento, de forma gratuita, para que os pescadores e pescadoras possam exercer a atividade de forma legal e acessar as políticas públicas pertinentes ao setor pesqueiro”, conclui Maviael.

Fonte: Núcleo de Comunicação