Criado para estreitar a relação entre pequenos e médios produtores rurais e os seus potenciais clientes, a extensão rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), dá apoio aos desenvolvedores do aplicativo Direto do Produtor. O APP é uma plataforma de apoio à comercialização de produtos agrícolas, que oferta aos seus usuários um espaço para anúncios de produtos e ferramentas para a conclusão das vendas on-line.

O objetivo é aproximar os produtores rurais de médio e pequeno porte de potenciais clientes, fomentando a venda direta com segurança e garantia de pagamento e visando à autonomia e o desenvolvimento sustentável do pequeno e médio produtor.

Para os consumidores, será a forma mais prática, segura e rentável de adquirir os produtos que precisa dentro daquilo que o pequeno e médio produtor tem capacidade de abastecer. Queremos conectar os pequenos e médios produtores com milhares de potenciais clientes em todo país, através de um sistema que garanta 100% de segurança nas transações e das informações dos usuários.

A base do projeto é o uso das fórmulas modernas de comercialização digital alinhadas a um modelo de plataforma adequado às especificidades do pequeno e médio produtor e ao estágio atual de desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. Não será cobrado nenhum valor fixo do produtor que queira anunciar e vender através da nossa plataforma. Os consumidores, ao concretizarem a compra de algum produto anunciados pelos produtores, pagarão uma taxa adicional de 3,99% sobre o valor total da compra, não sendo esse valor descontado do valor bruto da venda concretizada pelo produtor.

Um aspecto importante e que representa também um desafio a ser empoderado pelos empreendimentos é o uso de meios eletrônicos de pagamentos pelo site. Todas as vendas efetivadas através do diretodoprodutor.agr.br apenas serão processadas através de meios eletrônicos de pagamento, o que trás segurança e certeza de pagamento a todos os produtores anunciantes. O valor da venda é depositado direto na conta corrente do empreendimento.

Por fim, é preciso destacar que nosso projeto tem duas fases. Uma inicial, de cadastro e orientação e suporte aos produtores para que estejam prontos para anunciar e vender seus produtos através do site. E uma segunda de abertura do site para a demanda e compra dos consumidores. Você pode acessar o site do aplicativo www.appdiretodoprodutor.com.br, para tirar as dúvidas sobre o APP.

Fonte: Núcleo de Comunicação