O diretor de Extensão Rural, Francisco Danta, e mais uma equipe de extensionistas representaram o instituto

O diretor de Extensão Rural do IPA, Francisco Dantas, e mais uma equipe de extensionistas, representaram o instituto, nesta quinta-feira (23), no Seminário Estadual para Elaboração da Política de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco. O evento foi realizado no Centro de Formação Paulo Freire, Assentamento Normandia, em Caruaru. O seminário teve o objetivo retomar a política de territórios em Pernambuco.

Ao falar para os participantes, Francisco Dantas destacou o trabalho que o IPA vem realizado para fortalecer a assistência técnica rural e pesquisa no estado. “É importante a retomada das políticas territoriais, especialmente em Pernambuco, para dinamizar as ações de fortalecimento da participação da sociedade civil, do governo e dos movimentos sociais, andando na mesma direção, qual traz diversas ações, para fomentar investimentos, assistência técnica e extensão rural, pesquisa, ações de qualificação profissional e ambiental.”, destacou Dantas.

Durante o seminário, ele fez questão de ressaltar a atuação dos extensionistas do IPA. “Hoje estamos aqui com representantes de 11 gerências regionais. Só não está presente o gerente de Araripina porque está acompanhando o presidente Joaquim Neto na visita ao município”, observou o gestor.

O coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Pernambuco, Caetano De Carli, destacou a importância da presença das instituições no evento. “Sei do esforço de todos vocês para comparecerem a este seminário, mas estamos dando o ponta pé inicial para a retomada da política de territórios no estado e sem a contribuição de vocês isso não seria possível”, definiu. À tarde, foram realizadas reuniões setoriais e o grupo fez uma visita à Agroindústria do Assentamento Normandia.

O seminário foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em parceria com o Centro de Formação Paulo Freire, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Banco do Nordeste, a CONTAG, a FETAPE, os STRs, o MLST, a Via Trabalho, a CPT, o ITERPE, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Governo de Pernambuco, o INCRA, a CONAB, a CONAQ e os Quilombos de Pernambuco.