O V Encontro Estadual Quilombola ocorreu, no município de Betânia, de 23 a 25 deste mês, com a participação do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto. Na ocasião, o IPA foi representado pela servidora Maria da Conceição Cardoso, da diretoria de Infraestrutura Hídrica (DIH). Na abertura do evento, o secretário ressaltou a disposição da secretaria em efetuar as políticas públicas para a coletividade. No segundo dia, os participantes participaram de grupos de trabalhos em salas temáticas, com a apresentação dos resultados ao final.

À tarde, foram apresentadas as políticas públicas, voltadas para a população quilombola. Nesse momento, Conceição Cardoso relatou o posicionamento da Diretoria de Infraestrutura Hídrica, que está comprometida com os projetos de acesso a água para as populações tradicionais. No local, ela falou sobre o levantamento das demandas, realizado em conjunto com várias comunidades quilombolas, iniciado em junho de 2019.

Além disso, falou sobre o questionário apresentado no evento, elaborado pela coordenação estadual em parceria com IPA, onde foram inseridas perguntas sobre as necessidades de água. “O objetivo é qualificar melhor esta demanda, que será sistematizada junto com a coordenação estadual (CONAQ)”, ressaltou a servidora. No terceiro dia, foi realizada a Assembleia Geral, com a leitura do estatuto e suas alterações, bem como a eleição da gestão da coordenação/PE para o mandato de 2019-2022.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA