Divididas entre as obrigações de casa e o trabalho no campo, a mulheres vêm ganhando cada dia mais espaço no campo. Diante da crescente representatividade feminina no setor agro, a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu o Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado nesta sexta-feira, 15 de outubro.

Para apoiar e fortalecer o trabalho feminino da agricultura familiar, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) vem executando ações e promovendo políticas públicas que contribuam para o empoderamento e elevem o protagonismo da mulher rural.

Nesse sentido, O IPA apoia ideia de coletivos e associações formada apenas por mulheres. Um bom exemplo é o projeto desenvolvido na comunidade Lagoa do Almeida, no município de Santa Cruz da Baixa Verde. Lá uma associação realiza um trabalho diferenciado, que mudou a vida das produtoras da região.

A Associação Municipal Mulher Flor do Campo foi criada em 2008. Há quase 14 anos, as agricultoras têm feito um trabalho de desenvolvimento na Agricultura Família, com assistência do IPA. São 36 mulheres envolvidas no trabalho de realizar uma feira orgânica, além de participar em todas as etapas do cultivo, da aração da terra, passando pela plantação, cultivo até a comercialização dos produtos.

Maria Aparecida da Silva é um exemplo de persistência e comprometimento com esse trabalho. Hoje à frente como presidente do grupo, ela está na associação desde o início. “Tudo que a gente faz é pela união das mulheres e melhoria de nossas famílias. Por isso, procuramos nos capacitar e desenvolver produtos difrenciados”, destaca Maria Aparecida.

A associação mantém ainda um Banco de Sementes Crioulas, coordenado por Rivânia dos Santos Rufino, que também é uma figura de destaque na comunidade. “É muito importante, porque a gente planta, colhe e depois colocamos as sementes à disposição na associação, para qualquer uma de nós que precisar”, explica Rivânia. O banco de sementes também é uma forma de resgate da história da comunidade, já que é uma forma de armazenar e garantir a sobrevivência de espécies de plantas locais, tradicionais ou crioulas.

Fonte: Núcleo de Comunicação