O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) conta com o Centro de Treinamento de Carpina (Cetreino) que oferece infraestrutura para a realização de congressos, seminários, simpósios, cursos e ou treinamentos. O espaço, situado a 55 quilômetros do Recife, na Zona da Mata Norte, está instalado em uma área de 16 hectares de área verde e clima de temperatura agradável, com 4 mil metros quadrados de área construída e climatizada. O Cetreino possui auditório com capacidade para 150 pessoas e quatro salas de aula, cada uma com capacidade para 60 pessoas.
Além disso, o local possui 32 apartamentos climatizados com 128 leitos, biblioteca, refeitório com capacidade para 1,2 mil refeições diárias, com cardápio diversificado elaborado por nutricionistas, preparado e servido por pessoal treinado e uniformizado. Oferece ainda estacionamento privativo para 200 veículos.
“Quem utiliza os serviços do Cetreino aprova a qualidade das instalações. Clientes, dentro e fora do estado, escolhem o local para realizar eventos de sucesso”, destaca o gerente do Cetreino, José Milton Viana. Entre eles está o Banco Real, Finasa, Fusam, Secretaria da Fazenda, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Contag, Incra, CUT, Senar, Funai, Fetape, prefeituras municipais e muitos outros.
As vantagens não param por aí. Os preços do Cetreino também são competitivos, chegando à metade dos valores praticados por alguns estabelecimentos privados que oferecem o mesmo padrão de qualidade.
HISTÓRIA – O Cetreino foi construído em 1982 com a proposta de qualificar pessoal envolvido com a atividade agropecuária do Estado: técnicos, agricultores, jovens, mulheres rurais e representações formais como associações, cooperativas e sindicatos. Como pólo irradiador de conhecimentos para profissionais da área, também passou a ser utilizado por entidades de outros estados do Nordeste.
Fonte: Núcleo de Comunicação