Na terça-feira (09), o diretor de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco, Reginaldo Alves, acompanhado de membros de sua equipe, realizou visita ao território Xukuru do Ororubá, conhecendo algumas experiências de Agricultura Indígena de base agroecológica e a Casa de Sementes Mãe Zenilda. Na ocasião, foi realizada reunião, com a presença do Cacique, Marcos. As experiências visitadas foram: uma área de produção de mudas (frutíferas, espécies nativas e medicinais); uma área de implantação de sistema agroflorestal; e um roçado agroalimentar.

A Casa de Sementes é uma obra física executada pelo Prorural, em parceria com o IPA e a população indígena, através da Associação Indígena Xukuru do Ororubá. Situada no Centro de Agricultura Xukuru do Ororubá – CAXO, da Boa Vista, Aldeia Couro Dantas, a Casa de Sementes funciona como centro de formação em práticas e saberes da agricultura tradicional Xukuru, promovendo integração entre pessoas detentoras de conhecimentos tradicionais Xukuru e destes com os saberes associados aos materiais genéticos e partes propagativas que envolvem a gastronomia tradicional, o sistema de cura Xucuru e a economia de reciprocidade.

Na visita, houve a oportunidade de usufruir de uma alimentação tradicional, 90% constituída de ingredientes tradicionais, produzidos agroecologicamente, na própria localidade. A intenção da Diretoria de Extensão Rural é fortalecer as ações de Ater Indígena, do IPA, no Território Xukuru do Ororubá, bem como ampliar para outros territórios.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA