Na última década do século XX houve uma explosão de escolas superiores privadas. Dezenas de faculdades foram instaladas em cidades do interior, abrindo uma perspectiva para que os jovens não tivessem que, obrigatoriamente se deslocarem até Recife

Tudo era dificuldade e sacrifício

Lá se vão anos e fica claro quão familiar eram os ônibus da Progresso para aqueles jovens do Sertão de Pernambuco que vinham de famílias que permitiam estudar em Recife ou nos centros maiores do país.

Algumas famílias podiam financiar um aluguel e as despesas do dia a dia, outras contavam com parentes que recebiam suas filhas e filhos e havia um terceiro grupo que se aconchegavam nas casas de estudantes da UFPE ou nas mais humildes e mais distantes acomodações da UFRPE. Importante deixar claro que este contingente representava uma pequena parte da juventude. A maioria dos amigos de escola e de farra ficaram para trás e somente seriam revistos quando dos feriados longos ou durante as férias.

Este era o padrão não apenas para nossa juventude, mas para jovens oriundos do Ceará a Sergipe que tinham em Recife a referência para uma escola de qualidade e um futuro promissor. Entre os que não conseguiram sair, mentes brilhantes pelo fato de não terem como financiar este esforço, foram enterradas nos bares e praças.

 As portas foram sendo abertas

É bom lembrar que a primeira grande ação se deu ainda em 1975 quando foi instituído o crédito educativo. Os jovens mais pobres puderam acessar a este empréstimo que representava algo como um salário-mínimo mensal, basicamente alforriando-se e podendo viver uma vida mais digna, alimentar-se, adquirir seus livros e até se divertir. Conheço um amigo que chegou a levar um fogão de Recife à sua cidade para presentear a mãe. Uma façanha inimaginável, já que sobreviver era uma arte e uma luta que nem todos enfrentavam até o fim.

Mesmo assim, havia a seleção natural aplicada, uma vez que as vagas, para a maioria das profissões, eram limitadas e  poucas as escolas de educação superior existentes no Agreste e Sertão, à exceção das briosas e exemplares Faculdades de Formação de Professores, fundadas a partir dos anos 70. Até então a maioria dos professores do ensino fundamental e básico não possuíam diplomas de nível superior e, em muitas localidades sequer haviam passado por uma Escola Normal ou equivalente.

Ocorreu uma verdadeira revolução

Na última década do século XX houve uma explosão de escolas superiores privadas. Dezenas de faculdades foram instaladas em cidades do interior, abrindo uma perspectiva para que os jovens não tivessem que, obrigatoriamente se deslocarem até Recife.

A grande mudança se deu a partir do início deste século quando o programa de expansão universitário foi posto em prática bem como o FIES. Este último, um crédito educativo que permitia o pagamento dos custos dos alunos mais carentes em escolas particulares.

Pernambuco, como todos os estados do Nordeste, soube ser beneficiária deste movimento em menos de uma década viu uma malha de campi universitários, novas universidades públicas e privadas e institutos estaduais e federais de educação serem postos a funcionar.

Em Garanhuns foi instalado o primeiro campus universitário em todo Brasil, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, deste povoamento cidades interioranas com escolas superiores.

A partir do final da primeira década centenas de jovens engenheiros, médicos, nutricionistas, agrônomos, veterinários, economistas, professores passaram a sair das escolas aqui instaladas todos os anos. Não são poucos que representam o marco inicial do ensino universitário para inúmeras famílias do interior. Foi uma grande vitória, se reconheça.

 Não pare. Ainda há questões a serem resolvida

Neste momento, em Pernambuco, o grande desafio é o emprego e a renda. A pandemia ceifou milhares de postos de serviço e o número de pessoas desempregadas ou sem renda é um dos maiores do país.

Mesmo com governos apresentando superávits e dinheiro em caixa, o fantasma do desemprego incomoda e perturba a todos a qualquer momento. Como não poderia deixar de ser fica claro que não haverá a mínima chance de o serviço público absorver a mão de obra qualificada que sai das escolas e universidades, nem os segmentos comércio, indústria, agricultura e serviços é capaz de aproveitar este contingente.

Por outro lado, é importante frisar que se não há como aproveitar este capital humano qualificado algo está errado entre nós. Não é fácil voltar a casa dos pais após anos a fio na universidade passando a imagem e percepção de que aquela ou aquele jovem seria o caso de sucesso da família.

A região conta com o seu desenvolvimento com o mais importante capital posto a sua disposição, a formação superior. As empresas, sem exceção, reconhecem a qualificação do corpo funcional e do melhor preparo de sua mão de obra, ótimo. Mesmo assim ainda são milhares de jovens do interior em busca de uma oportunidade. A primeira chance.

Resta aí o desafio de se estabelecer bases para a retomada do crescimento econômico beneficiando as empresas e empreendedores que se encontram no mercado, mas, ainda mais importante, conseguir avançar com a formação de novas empresas e a interiorização do desenvolvimento tecnológico.

A juventude do interior deverá ter a mesma chance de sucesso quanto aquela que está em Recife, em Caruaru ou Petrolina. As escolas de ensino superior devem ser avaliadas pelo sucesso de seus egressos. O que estão fazendo e quanto estão auferindo dois anos após a formatura? Essas instituições têm que vestir o fardão do desenvolvimento social, humano e econômico das regiões e ser objeto de mudanças radicais nos ambientes em que foram instaladas.

As centenas de empresas que surgirão desse movimento serão as futuras fontes de emprego. Afinal seus sócios sabem do que estão falando. A associação entre riquezas naturais, fortalecimento institucional e o conhecimento serão imprescindíveis ao desenvolvimento de qualquer região ou país, sem exceção.

Professor Titular da UFRPE-UAST

Recife, 27 julho de 2022

Fonte: Jornal do Sertão