

O Programa de Aquisição e Distribuição de Sementes (PADS) é uma das principais ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a agricultura familiar, garantindo o acesso a sementes de qualidade. Conduzido pelo IPA no âmbito do Programa Terra Plantar, o programa apoia agricultores e agricultoras de todas as regiões, contribuindo para a segurança alimentar, geração de renda e maior autonomia produtiva.
Na safra 2025/2026, o PADS, agora PAD-Agri, amplia sua atuação com a inclusão do PAD-PeC, iniciativa voltada ao Pequeno Criador. Além das sementes para forragem (sorgo e milheto), essa etapa reforça a integração entre agricultura e pecuária e traz um novo olhar para a pecuária de base familiar, fortalecendo a produção de alimento para os rebanhos e aproximando ainda mais agricultura e pecuária na base produtiva rural.
Com esse reforço, o PADS segue avançando para atender mais famílias, levando insumos de qualidade ao campo e garantindo melhores condições para o início da safra.
Para participar da safra 2025/2026, associações, cooperativas e organizações representativas devem realizar a pré-inscrição por meio desta página. O processo é simples e dividido em duas etapas:
1. Baixar a planilha de cadastro dos associados planilha de cadastro
A associação deve baixar o arquivo Excel disponível abaixo, preencher com os dados dos associados que estão aptos a receber sementes, e organizar a demanda.
2. Enviar as informações pelo formulário eletrônico https://forms.gle/gnkq4yr4NMKi7cJf6
Após preencher a planilha, a associação deve acessar o link do formulário, preencher, e anexar a planilha do excel junto com a documentação da associação e completar os dados solicitados.
Esse envio oficializa a participação no chamamento público do PADS. Em caso de dificuldade procure o extensionista do IPA no seu município.
Essas etapas garantem mais organização, transparência e planejamento na distribuição das sementes em todo o Estado.

HISTÓRICO
Ao longo dos anos, o Programa de Distribuição de Sementes passou por diversas transformações. Até 1992, a atividade era executada pela SEMENPE, órgão estadual responsável por coordenar a distribuição. Após sua extinção, o IPA assumiu integralmente a produção e aquisição das sementes, ampliando o acesso de agricultores a variedades adaptadas ao clima de Pernambuco. Entre as principais espécies atendidas estão milho, feijão comum, feijão-caupi, milheto e sorgo forrageiro.
Com a expansão do PADS e a criação do PAD-PeC, o Governo de Pernambuco reforça a missão de apoiar a agricultura e a pecuária familiar, construindo uma política pública mais inclusiva, moderna e adequada às necessidades do campo.


