Integrantes do setor de Desenvolvimento e Pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participaram na manhã terça-feira (22), da oficina de validação do zoneamento agrícola de risco climático (ZARC) para o feijão-caupi. Durante o encontro o diretor de Pesquisa do IPA, Gabriel Maciel, destacou a importância do zoneamento para o desenvolvimento do caupi, que é mais conhecido como feijão de corda.

Os pesquisadores da Embrapa, Anderso Soares, Edson Bastos, Alexandre Barros, Evaldo Paiva e Josué Francisco, juntamente com o gerente de Pesquisa do IPA, Geraldo Majella e o gerente de Assistência Técnica, Maviael Fonseca, discutiram o assunto. O coordenador técnico de risco agropecuário do Ministério da Agricultura, Luís Balduíno que também marcou presença no encontro, ressaltou a dinâmica de várias culturas, especialmente o feijão.

O evento é uma das atividades do Zoneamento Agrícola de Risco coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participaram do encontro pesquisadores e extensionistas do IPA ligados à cultura do feijão-caupi, o qual é tradicionalmente plantado no Nordeste.

Essa variedade de feijão está se expandindo para outras regiões do Brasil, principalmente para o Centro-Oeste, em razão da sua ampla adaptabilidade às condições tropicais.

Fonte: Núcleo de Comunicação