O diretor de Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Flávio Duarte, participou de reunião com a equipe do escritório local de Floresta e Gerência Regional de Serra Talhada e APAC, na segunda-feira (31/08). Em pauta o aparelhamento da unidade, o apoio às ações de comercialização na área de orgânicos e utilização das águas do canal da transposição por famílias rurais do município, na bacia do Riacho do Navio.
Também presentes os extensionistas, Orlando, Gustavo e Cristóvão, o supervisor regional, Tito Ferraz Jota, o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e produtor rural, Ricardo Manoel de Souza. Inicialmente, foram tratadas questões internas e repassadas ao diretor sugestões, visando otimizar as ações no município e região e, em segunda etapa, entramos de forma virtual com a equipe da APAC, para tratar da liberação de água do canal da transposição do Rio São Francisco. Essa ação, que deverá ocorrer através da Barragem do Muquém para o Açude Barra do Juá e terminar no Riacho do Navio, poderá permitir a sua utilização por cerca de 600 usuários, ao longo de aproximadamente 70 quilômetros dentro do município de Floresta.
“As discussões trataram da necessidade de dimensionar a vazão e de sua utilização, uma vez que estudos inerentes às atividades, a serem desenvolvidas, devem ser realizados e proporcionar claramente a viabilidade do sistema”, informou o diretor. Essa água tem um considerável custo e não poderá ser liberada de forma gratuita para as famílias por anos seguidos, porém, para essa primeira liberação será gratuita.
“Entre outras ações, sugerimos definir o custo do metro cúbico dessa água para que no município possamos discutir com a comunidade e beneficiários o consumo e a viabilidade de cada atividade a serem trabalhadas”, destacou o supervisor regional, Tito Ferraz Jota. A primeira liberação do Muquém para Barra do Juá, segundo informado no encontro, poderá ocorrer entre 15 e 30 de setembro. “Devemos alertar as famílias sobre os cuidados com os animais, no leito do Riacho do São Braz, e assim evitar acidentes e prejuízos”, alertou Tito. Segundo ele, as discussões estão avançando e deverão, a cada etapa, envolver um maior número de pessoas e entidade que participam e possuem real interesse em colaborar com as nações.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA