O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) publicou, recentemente, o documento técnico “Tecnologias de Convivência com o Semiárido”. A obra é resultado da compilação de resultados de pesquisa dos últimos 12 anos sobre o tema, oriundos de mais cem autores – entre pesquisadores, professores e técnicos de organizações públicas, privadas, ONGs e afins. A publicação conta com a participação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em três capítulos assinados por pesquisadores do órgão, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

A obra compreende seis linhas temáticas distribuídas nos seguintes capítulos: aspectos naturais e agrossocioeconômicos; tecnologias de captação e armazenamento de água; diversidade de forrageiras para semiárido brasileiro; culturas alimentares; complemento de renda para o produtor e extrativismo com sustentabilidade.

Neste âmbito registram-se dois capítulos em que o pesquisador do IPA, José Nildo Tabosa, é autor (o sorgo como alternativa para o semiárido) e coautor (melhoramento do milho para a região semiárida) respectivamente, juntamente com outros pesquisadores e professores de instituições regionais, como a UFRPE, UFPE e Embrapa Solos. Além disso, pesquisador do IPA, Antônio Félix da Costa é autor do capítulo sobre melhoramento do feijão caupi para o semiárido, juntamente outros pesquisadores do IPA.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA