O PROJETO DOM HÉLDER CÂMARA (PDHC) VEM MUDANDO A VIDA DO AGRICULTOR FAMILIAR EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA, APOIANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE, MELHORANDO A PRODUÇÃO E PROMOVENDO O ACESSO AO MERCADO E MELHORIA DA RENDA DOS AGRICULTORES E DAS AGRICULTORAS.
INICIADO EM 2017, O DOM HÉLDER VEM PRESTANDO SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) A 5.460 FAMÍLIAS DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS DO SEMIÁRIDO, CONTEMPLANDO 58 MUNICÍPIO DO AGRESTE E SERTÃO DE PERNAMBUCO. O PROJETO, COM VALOR TOTAL DE R$ 17,9 MILHÕES, DESTINOU 1.342 COTAS DE FOMENTO PARA IMPULSIONAR ATIVIDADES PRODUTIVAS, CADA UMA NO VALOR R$ 2.400, LIBERADAS EM DUAS PARCELAS.
TODAS AS EXECUÇÕES SÃO SOCIALIZADAS COM OS CONSELHOS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, POR MEIO DE REUNIÕES COM SEUS REPRESENTANTES, TÉCNICOS DO IPA, AGRICULTORES E AGRICULTORAS, REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E DEMAIS REPRESENTAÇÕES DOS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PDHC. AS FORMAÇÕES REALIZADAS INCLUÍRAM INTERCÂMBIOS PARA APRESENTAR NOVAS TECNOLOGIAS SOCIAIS, COM A FINALIDADE DE TROCAR EXPERIÊNCIAS E DESPERTAR NOVAS POSSIBILIDADES PARA ESTAS FAMÍLIAS. ALÉM DISSO, FORAM REALIZADAS 43 OFICINAS VOLTADAS À COMERCIALIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.
A AÇÃO É REALIZADA PELO GOVERNO DO ESTADO, POR MEIO DO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA). O ÓRGÃO, VINCULADO À SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (SDA), ATUA COMO GESTOR DO PROJETO, QUE CONTA COM FINANCIAMENTO DO MINISTÉRIO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA), AGÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ANATER) E O FUNDO INTERNACIONAL PARA DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA (FIDA).
Fonte: Núcleo de Comunicação